Fonte / Prefeitura de Boa Nova. Reprodução / Van Nascimento Blog Panorama Geral.

A capina elétrica  já é uma realidade em ruas e bairros na cidade de Boa Nova o Sudoeste Baiano . É um método inovador pois não usa herbicida e é mais eficaz do que a capina manual.

De acordo com Evaldo Lima, sócio proprietário da Empresa Limpur, Operador Autorizado Zasso, a iniciativa no município de Boa Nova é inédita na estado da Bahia e  mais barato e econômico. Métodos manuais ou com a antiecológica capina química, o mato rebrota e em cerca de 20 dias já necessita de nova intervenção. Enquanto que na Capina Elétrica pode ficar 90 dias sem precisar de outro repasse, a economia chega de 5 a 10 vezes por custo/h.

 

Por não utilizar herbicidas, a máquina elétrica é ecologicamente correta, fazendo uso de descargas elétricas de alta potência, permitindo o controle de ervas daninhas, uma tecnologia inovadora chamada Electroherb, da Zasso. É uma tecnologia segura, eficiente, viável e necessária para um mundo livre de herbicidas, atingindo a planta até a raiz, evitando a erosão e contaminação do solo, e das pessoas que vivem nas cidades.

O Prefeito Adonias Rocha lembra que o Município vem se consolidando como pólo de turismo, inclusive internacional, com forte apelo ecológico. Repleto de belezas naturais, Boa Nova conta com inúmeras cachoeiras, hotéis-fazenda, biomas diversos, como mata atlântica, mata de cipó e caatinga, além de ser um paraíso para as aves. O Município conta ainda com o Parque Nacional, criado com o intuito de proteger o pássaro gravatazeiro, além do empreendimento Lajedo dos Beija Flores. “Um verdadeiro paraíso para as aves e para a comunidade”, completou o prefeito.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivonildo Peixoto informa que local aplicado fica livre de plantas invasoras por meses sem outros efeitos danosos à natureza. Por fim, lembra o secretario, que a capina química, além de poluir o meio ambiente é ilegal, considerado crime ambiental e que a capina manual é extremamente cara e morosa.

 

Compartilhe