WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
farmacia perfumaria abaete I










janeiro 2020
D S T Q Q S S
« dez    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Saúde: Dia 20 de Janeiro, dia do Farmacêutico

*Secretaria de Saúde

No dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico. Para enaltecer esse profissional tão importante para o setor da saúde e também para os pacientes, o secretário de saúde, Jorge Luís, parabeniza todos os profissionais da área.

A grande meta na atuação do farmacêutico é a qualidade de vida do paciente, portanto, a atuação de cada profissional, em sua área de competência, deve considerar o paciente como foco principal. O farmacêutico deve executar todas as atividades de seu âmbito profissional segundo a legislação do segmento, contribuindo, assim, para as ações em saúde pública e para realizar atividades dirigidas à comunidade na promoção do uso racional de medicamentos.

De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Milena Gomes, a formação desses profissionais é centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Hoje, o Brasil conta com aproximadamente 218.157 farmacêuticos registrados. Cerca de 75% desses profissionais trabalham em farmácias de qualquer natureza; os demais estão divididos principalmente em laboratórios de análises clínicas (8,8%), gestão pública (5,6%), distribuidora de medicamentos (3,5%) e indústria (3,2%). O restante está espalhado por outras áreas.

“Por fim, reiteramos nossa homenagem a cada profissional, que tem se esmerado em exercer sua função com amor e mestria em nosso município”, conclui o secretário de saúde.

Blue Monday: Veja dicas de como enfrentar o dia mais triste do ano

*Bocão News

Você já ouviu falar em Blue Monday? Pesquisas realizadas pela Universidade de Cardiff, no País da Gales, apontam que a terceira segunda-feira do ano é quando as pessoas se sentem mais tristes.

Isso porque, com as dívidas, o fim das férias e das festas, além da falta de planejamento para os objetivos do ano, a maioria das pessoas sente uma queda na motivação. A data é levada a sério no Reino Unido, onde é constatado um maior número de faltas no trabalho neste dia.

De acordo com a especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Nicole Cristino, a data pode favorecer as angústias e tornar o dia, de fato, mais triste que os demais. “A angústia pode se acentuar quando as demandas sociais como essas são impostas. Estar, por exemplo, aquém das expectativas e da realidade fantasiosa das celebridades nas redes sociais funciona frequentemente como gatilho para crises de angústia e de ansiedade em períodos como esses”, explicou.

Em razão dessa tendência, o primeiro mês do ano foi o escolhido para o projeto de atenção e cuidado à saúde mental: Janeiro Branco. “É importante aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo”, destacou Nicole.

Veja 10 dicas para enfrentar o dia mais triste do ano:

  • Não reclame: Falar ou pensar coisas negativas acabam prejudicando o rendimento e a motivação;
  • Dedique um tempo a você mesmo: Tire 30 minutos para fazer algo que goste, mesmo que seja banal;
  • Evite fazer refeições com pressa: Almoce ou tome café confortavelmente, sentado e com calma;
  • Analise os planos e objetivos: Pergunte-se: “Qual contribuição quero dar com meu trabalho?”, “O que pretendo alcançar?”, “Como posso agir melhor com o que tenho?”;
  • Faça reflexões: Pense em si mesmo e em tudo o que tem ao seu redor de maneira positiva;
  • Encontre bons motivos para aproveitar a segunda-feira: Apesar de muitas pessoas odiarem este dia da semana, é possível encontrar vantagens dentro da rotina;
  • Comece a dizer não: Se algo não lhe agrada, não hesite em dizer não;
  • Renuncie a situações rotineiras que atrasam a vida: Comece a mudar sua rotina com foco na produtividade, assim você escapará das mesmas situações de desânimo.

Segurança: Com 20% de abstenção, 89 mil candidatos fizeram provas do concurso da PM

* A Tarde

Quase 90 mil candidatos realizaram neste domingo, 19, as provas do concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O certame teve um índice de abstenção de 20,67%, conforme informado pela Secretaria de Administração estadual (Saeb).

O concurso teve 112,3 mil inscritos, sendo que 89,1 mil compareceram para realizar as provas. Outros 23 mil não se apresentaram nos locais de prova, o que representa 20,67% de abstenção.

As provas correspondem a primeira e segunda etapas do processo seletivo e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre as cidades de Salvador e mais seis municípios baianos.

O diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Robson Carvalho, comentou a realização das provas neste domingo. “As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, disse Carvalho.

De acordo com o Decreto Estadual nº 15.353/2014, 30% das vagas ofertadas foram reservadas a candidatos que se autodeclaram negros. O concurso tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.

Por meio do certame, lançado em outubro de 2019, a administração pública baiana disponibilizou 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades para cargos efetivos de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.

Alerta: Uso de bebidas energéticas pode aumentar risco de doenças do coração

* O Correio

Seja para aguentar a maratona de festas no Verão, para trabalhar sem perder nenhuma delas, ou para focar nos estudos após a noite de sono perdida. O uso das bebidas energéticas é uma das principais escolhas para quem busca uma dose extra de energia, mas especialistas fazem o alerta: seu consumo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são as principais causas de mortes no mundo.

“Teve uma vez que pensei que fosse morrer”, lembra a estudante de engenharia civil Lis Matos, 27 anos, sobre o dia em que quase foi parar no hospital depois de misturar energético com álcool, em uma festa. Acostumada com o drink porque gostava do sabor, Lis começou a observar que seu organismo não se dava bem com aquilo e passou a repensar o hábito.

“Sempre passo muito mal quando bebo energético, meu coração acelera muito, não consigo dormir, fechar o olho. É uma angústia, porque você sente sono, mas não consegue desligar. Nesse dia, deu dez horas da manhã e eu ainda estava acordada”, lembra a estudante, sobre o que a motivou a acabar de vez com o consumo, em 2018.

As pessoas se permitem passar por riscos sem necessidade, na opinião da nutricionista Lívia Barretto, 36, e o uso da bebida energética industrializada está entre eles. “Verão é assim, né: alimentação péssima, consumo de álcool, a pessoa não dorme, vai trabalhar e usa energético”, critica, enquanto destaca que as doenças são silenciosas.

Acostumada a ver pacientes chegando na emergência com taquicardia, desconforto respiratório, coração batendo forte e “sensação de abafamento”, Lívia alerta para o uso de artifícios que tentam manter a mente conectada por mais tempo. Além de ser rica em conservantes e aditivos químicos, uma latinha de energético contém cafeína que pode aumentar a absorção de álcool, elevando até mesmo o risco de intoxicação. “A gente não se cuida mesmo, somos irresponsáveis com a saúde da gente”, acredita Lívia.

Alimentos que dão energia

Café
Bebida é fonte de cafeína, que é um estimulante natural. Seu excesso estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. Portanto, a sugestão de consumo é de, no máximo, 400 ml. Ou seja, duas xícaras por dia.

Chás escuros
Assim como o café, os chás escuros são fonte de cafeína. Entre as opções, estão boldo, chá-mate, chimarrão e chá verde. A indicação de consumo também é de 400 ml ou duas xícaras por dia. esse valor refere-se ao consumo ideal de cafeína por dia, independentemente da bebida.

Açaí
Rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais, o açaí é um alimento energético importante. No Verão, é uma boa opção para as pessoas que buscam energia extra no dia, já que previne infecções, combate o colesterol e protege o coração.

Guaraná em pó
Composto basicamente por cafeína e teobromina, estimula o sistema nervoso central. A cafeína e teobromina ativam as dopaminas, neurotransmissores cerebrais que deixam a pessoa mais agitada e acordada. O excesso provo- ca ansiedade, estresse, irritabilidade, insônia e tensão muscular.

Gengibre
Apesar de não ser um estimulante com cafeína, o gengibre melhora a circulação sanguínea, tem ação anti-inflamatória e melhora disposição do indivíduo. O gengibre é, ainda, um alimento termogênico: ou seja, acelera o metabolismo e isso promove produção de energia.

Canela
Assim como o gengibre, a canela não é um estimulante com cafeína, mas é um termogênico natural. Ao acelerar o metabolismo basal do corpo, este alimento aumenta a temperatura e leva a um maior gasto de energia. Além disso, diminui a fadiga e aumenta a resistência ao estresse.

Chocolate
Assim como o guaraná em pó, este alimento é composto por cafeína e pode conter  teobromina, estimulante natural similar à cafeína. O ideal é que o consumo seja de chocolates amargos, com percentual de cacau acima de 70%. Este é rico em flavonoides, que fazem bem ao coração.

Educação: Matrícula na rede estadual de ensino começa dia 20 de janeiro

Imagem Ilustração

Começa no dia 20 de janeiro a matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020, que traz como novidade a realização do processo 100% on-line pela internet e dispositivos móveis, através do SAC Digital. O processo terá início nessa data com a transferência dos estudantes que tiveram frequência regular em 2019 e que estejam em uma destas situações: a escola não oferece a série/ano subsequente; não fizeram a renovação da matrícula; ou em mudança de domicílio.

Com a matrícula digital, todo o processo poderá ser realizado através de tablets e celulares, entre outros dispositivos conectados à internet. Para isso, basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play ou façam o cadastro através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente.

O calendário da matrícula segue nos dias 21 e 22 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Entre 24 e 27 também deste mês, poderão efetuar a sua matrícula o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro.

Penachinho: IV Edição da Cavalgada da Paz acontece sábado (18) de Janeiro

Cartaz Oficial

Itacaré: Cansada de ser traída, mulher mata namorado a facadas

Foto: Reprodução do Penachinho News

Adriene de Jesus Santos foi presa em flagrante após matar o namorado a facadas em Taboquinhas, distrito de Itacaré, na madrugada do último domingo (12). De acordo com a polícia, o casal mantinha um relacionamento amoroso conturbado, com ciúmes, brigas e constantes ameaças.
No último sábado, o casal participava de de uma festa de paredão, quando em dado momento começaram a discutir por causa de uma ex-namorada da vítima, tendo a discussão continuado na casa de Robson Santos Viana, culminando com duas facadas deferidas pela namorada, que o atingiram nas costas e no peito esquerdo.
A mulher disse aos policiais que estava cansada de ser traída pelo namorado e sofrendo ameaças diariamente. Presa em flagrante, Adriene de Jesus está em uma cela reservada na carceragem da 7ª Coorpin à disposição da Justiça.

Iguaí: O pré candidato a prefeito do município participa de Cavalgada na região de Iguaibi

Fotos: Reprodução / Reportagem: Jornalista Van Nascimento

O líder político que mais vem crescendo em Iguaí e despontando como o principal nome da oposição a concorrer à cadeira executiva do município, Dr. Rafael Moura, esteve participando de uma cavalgada realizada no Distrito de Iguaibi.  A Cavalgada aconteceu no último domingo, dia 12 de Janeiro, com saída do Distrito de Ibiporanga com destino a Igauibi, o tradicional evento é conhecido como “A Cavalgada Léo de Louro”.

No evento, Rafael pode ouvir vários moradores da região, que expressou descontentamento com atual administração. Ele ainda recebeu apoio da comunidade local, como também mensagens de apoio em suas rede sociais.

“Estamos nesta caminhada que se tornou uma missão pra nós, levar nosso município a trilhar novamente o caminho do desenvolvimento social, proporcionando dias melhores para nossa tão querida população iguaiense”, finalizou Rafael, que na oportunidade esteve participando de um almoço promovido pela comunidade local.

Eleições 2020: Cerca de 900 Mil eleitores baianos que não fizeram biometria podem ter títulos cancelados

Foto: Reprodução

Cerca de 900 eleitores que não fizeram o cadastro biométrico podem perder o título de eleitor, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Quem não fez o procedimento no estado tem até o dia 18 de fevereiro para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, no terceiro e último ciclo de biometria na Bahia.

Conforme o TRE, em Salvador, quase 220 mil eleitores não fizeram o procedimento. Para participar e votar nas Eleições 2020, todos os eleitores baianos devem estar identificados por biometria.

Além de não poder votar, o cidadão que perder o documento eleitoral fica impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, dificuldade para tirar ou renovar passaporte, não tomar posse em concurso público ou ser impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

O eleitor pode agendar o serviço pelo site ou telefone e escolher a hora e local para ser atendido. O agendamento é feito no site do TRE

Economia: Gasolina e Diesel fica mais barato nas refinadoras

Agência Brasil

A Petrobras confirmou, há pouco, redução de 3% no preço do diesel e da gasolina para as refinarias. A medida entra em vigor nesta terça-feira (14). O último reajuste anunciado pela companhia para a gasolina foi em 1º de dezembro do ano passado e, para o diesel, no dia 21 daquele mês. A medida não surpreendeu o mercado, disse hoje (13) à Agência Brasil o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares.

Soares lembrou que, quando começou a tensão entre Irã e Estados Unidos, o preço do barril de petróleo no mercado internacional subiu de US$ 64 para US$ 70. Como o preço já voltou ao patamar anterior, Soares disse que a tendência é de queda do preço dos dois combustíveis no mercado interno brasileiro. “É absolutamente normal e esperada essa atitude da Petrobras.”

O presidente da Fecombustíveis ressaltou, porém, que, para o consumidor, a redução do preço deve demorar algum tempo, porque as distribuidoras têm que gerir o estoque, estimado entre 15 milhões e 20 milhões de litros. “Só baixa o preço quando ela [distribuidora] vender o estoque que comprou mais caro”. Para chegar à bomba, deve demorar 15 dias, “porque a concorrência é muito grande no setor de revenda”, disse Soares.









WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia