WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
farmacia perfumaria abaete I












dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


Brasília: Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias

G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (3) a liberação da venda em farmácias de produtos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil. A regulamentação foi aprovada por unanimidade e é temporária, com validade de três anos. Na mesma reunião da diretoria colegiada do órgão foi rejeitado o cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil. Por 3 votos a 1, proposta foi arquivada pela agência reguladora. Com a decisão, fabricantes que desejarem entrar no mercado precisarão importar o extrato da planta.

Sobre a venda em farmácias, a norma passa a valer 90 dias após sua publicação no “Diário Oficial da União”. De acordo com a resolução, os produtos liberados poderão ser para uso oral e nasal, em formato de comprimidos ou líquidos, além de soluções oleosas. O texto não trata do uso recreativo da maconha, que continua proibido. A comercialização ocorrerá apenas em farmácias e drogarias sem manipulação, que venderão os produtos prontos, mediante prescrição médica.

O tipo de prescrição médica necessária vai depender da concentração de tetra-hidrocanabidiol (THC), principal elemento tóxico e psicotrópico da planta Cannabis sativa, ao lado do canabidiol (CBD), que é usado em terapias como analgésico ou relaxante. O THC altera as funções cerebrais e é a substância que provoca os mais conhecidos efeitos do consumo da maconha, droga ilegal no Brasil. Entretanto, estudos indicam que o THC também pode ser usado como princípio ativo para fins medicinais. Nas formulações com concentração de THC inferior a 0,2%, o produto deverá ser prescrito por meio de receituário tipo B e renovação de receita em até 60 dias.
Já os produtos com concentração de THC superior a 0,2% só poderão ser prescritos a pacientes terminais ou que tenham esgotado as alternativas terapêuticas de tratamento. Neste caso, o receituário para prescrição será do tipo A, mais restrito, padrão semelhante ao da morfina. A embalagem dos produtos deve informar a concentração dos principais canabinoides presentes na formulação, dentre eles o CBD e o THC, mas somente a concentração de THC é levada em conta para a classificação dos rótulos.
Todos devem conter a frase “Venda sob prescrição médica”, seguida de “Só pode ser vendido com retenção de receita” no caso de produtos com menos de 0,2% de THC ou da frase “Uso desse produto pode causar dependência física ou psíquica” no caso de concentrações superiores a 0,2%.

A resolução da Anvisa cria uma nova classe de produto sujeito à vigilância sanitária: “produto à base de cannabis”. Ou seja, durante os três anos de validade, os produtos ainda não serão classificados como medicamentos. A votação sobre a liberação do cultivo de cannabis no Brasil para uso medicinal vai ocorrer na tarde desta terça. Se isso for vetado, o insumo deverá ser obrigatoriamente importado.

A regulamentação aprovada cita que os produtos à base de cannabis ainda precisam passar por testes técnicos-científicos que assegurem sua eficácia, segurança e possíveis danos, antes de serem elevados ao patamar de medicamentos. A delimitação do intervalo de três anos para validar a norma foi sugerida pelo diretor Fernando Mendes, sob a justificativa de que ainda não há comprovação da eficácia dos tratamentos a base dos produtos. “Não há qualquer evidência de baixo risco no uso desses produtos”, afirmou ele. Após esse período, uma nova resolução deverá ser editada.
Os produtos liberados pela Anvisa podem ser ou fabricados no Brasil ou importados.
O regulamento exige que as empresas fabricantes tenham:
  • Certificado de Boas Práticas de Fabricação (emitido pela Anvisa);
  • autorização especial para seu funcionamento;
  • conhecimento da concentração dos principais canabinoides presentes na fórmula do produto;
  • documentação técnica da qualidade dos produtos;
  • condições operacionais para realizar análises de controle de qualidade dos produtos em território brasileiro.
Em nota, a Anvisa disse que os fabricantes que optarem por comprar o insumo no exterior “deverão realizar a importação da matéria-prima semielaborada, e não da planta ou parte dela”. O comunicado continua: “A proposta de norma remete essa atividade aos atuais regramentos de importação e demais regulamentos relacionados ao controle dos pontos de entrada e saída referentes a qualquer produto entorpecente, psicotrópico ou precursor, independentemente de se tratar de matéria-prima ou produto acabado”.
Além disso, de acordo com a norma, “para viabilizar o monitoramento integral dos lotes de produtos e medicamentos da cannabis importados, foram limitados os pontos de entrada dos produtos em território nacional”.
A resolução aprovada nesta terça pela Anvisa proíbe nos rótulos dos produtos:
  • os termos medicamento, remédio, fitoterápico, suplemento, natural ou qualquer outro semelhante;
  • qualquer indicação quanto à sua destinação de uso, especialmente incluindo alegações terapêuticas;
  • nomes geográficos, símbolos, figuras ou qualquer indicação que permita interpretação falsa.
O colegiado da Anvisa também analisa nesta terça uma segunda resolução, que trata dos requisitos para a liberar o cultivo da cannabis no Brasil exclusivamente para fins medicinais.

Poções: Igreja Evangélica A Voz de Deus realiza 12 horas de Louvor e Adoração

Foto: Van Nascimento

Louvor, adoração, palavra de Deus e um clamor por santidade e adoração verdadeira. Esta foi à proposta do evento “12 horas de adoração”, promovido pela Igreja Evangélica Voz de Deus. O encontro aconteceu no último dia 30 de novembro 2019 e contou com a participação de líderes e ministros de Louvor, dança, dentre outras participações de outras Igrejas da cidade, que estiveram no evento. Com a proposta de começar às 9:00 horas da manhã, o evento teve seu termino às 21:00 horas e foi realizado.

Foto: Van Nascimento

Com a visão de restauração de ministérios, fortalecimento espiritual e uma busca pela presença de Deus através da adoração, durante todo o eventos foram realizados vários atos proféticos. Pastores aliançados com a palavra de Deus pregaram com autoridade levando os presentes a refletir sobre seu ministério e sobre seu propósito de vida. Um dos preletores do encontro, Pastor Jhones, falou sobre a vontade do homem e que nosso espírito deve olhar somente para Deus. Quando olhamos para Ele a Glória do Pai é derramada sobre nós e assim alcançaremos as pessoas pelo poder do Espírito Santo que habita em nós. Em um momento marcante, o cantor Edson Novais, contou seu testemunho de quando iniciou seu ministério, suas lutas e milagres no tratamento da obesidade vivenciada por ele.

Foto: Van Nascimento

 

As ministrações de louvor tiveram um espaço especial na programação do evento. Cada equipe de louvor, tinha um tempo determinado de 60 minutos e a direção de Deus para estes era que fossem entoadas canções de adoração. A cada participação, a cada ministração e em todos os momentos a presença do Espírito Santo encheu todo o templo, enquanto a igreja adorava. “Vivemos momentos inesquivável na presença do nosso Deus”, relatou Cristiano, o Pastor local da Igreja A Voz de Deus. Que na oportunidade agradeceu todos os Ministérios que se fizeram presente no evento. “Adoração é nosso propósito eterno de vida”, disse a Missionaria Sandra, que também externou seus agradecimentos a todos.

Foto: Van Nascimento

Se você quiser informações e quiser participar de um dos cultos realizados pela Igreja Voz de Deus, será muito bem recepcionado. Os dias de culto são aos domingos,  segunda-feira, quarta-feira e as sextas, as 19 horas.  Na Rua Professora Alzira Nascimento nº 74 bairro Lagoa Grande. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO NO LINK A BAIXO;

:: LEIA MAIS »

Nova Canaã: Pacientes e até médico reclamam a falta de Raio-X no município

Imagem Ilustrativa

A falta de raio-x no Hospital Edmir de Souza Costa, está sendo alvo de reclamação dos moradores que procuraram pelo atendimento na cidade de Nova Canaã. De acordo com informações colhida por nossa reportagem, na tarde desta última segunda-feira, 02 de dezembro no município. Onde fomos constatar o fato de perto, populares que conversaram conosco disseram que “Na eleição passada (2016), eles passearam com esse aparelho de Raio X por varias Ruas da cidade  e agora o Raio X sumiu”.

Indignada com a situação, uma moradora afirmou que o aparelho foi um benefício de um deputado no qual ela não lembra o nome. Embasada nessa revolta ela conclui “será que estão deixando para fazer outra carreta pelas ruas novamente com este raio x nas eleições de 2020?”, relatou ela.


Em meio à tantas reclamações dos pacientes, um dos médicos que atende no município entrou na sala de espera para preencher guias de encaminhamento para que o exame de raio-x pudesse ser feito na Unidade de Pronto-Atendimento em outra cidade. O profissional aproveitou o momento para tecer críticas ao trabalho da prefeitura, que nada tem feito em pró da saúde dos munícipes de Nova Canaã.

“Não tem aparelho para fazer os raios-x e ficamos numa situação difícil para examinar os pacientes. Quando acontece algum problema, colocam a culpa nos médicos, não na secretaria de saúde ou na prefeitura, que não dão estrutura para que possamos trabalhar adequadamente”, desabafou o médico.

Na oportunidade, tentamos contato com administração publica do município e não obtivemos nenhuma resposta até o fechamento desta matéria.

Boa Nova: Prefeito Adonias Rocha participa de Seminário em busca de benefícios para Produtores de Caprinos

Fonte: Portal Catingal / Reprodução: Panorama Geral

No último dia 21 o presidente da Cooperativa dos Produtores de Caprinos e Ovinos do Médio Rio das Contas – Uniagro e coordenador do comitê gestor da rota do cordeiro do polo Médio Rio das Contas, esteve representado a Bahia no semiárido show nos dias 20, 21 e 22 de Novembro 2019, em Petrolina Pernambuco, o evento é promovido pela Embrapa Semiárido e MDR governo federal, sendo considerado o maior evento de inovações e difusões de tecnologias para o semiárido do País, no dia 21 houve as apresentações das rotas de integração onde o médio Rio das Contas e a Bahia estava representada pelo coordenador do polo Leonardo Brito.

Na oportunidade além das tecnologias e apoio a caprinovinocultura no polo médio Rio das Contas, também foi debatido temas relacionados ao umbú e as tecnologias para o semiárido brasileiro, recursos hídricos para a sustentabilidade do homem no campo. Estiveram representando o médio Rio das Contas apenas de Leonardo Brito, a senhorita Léia, a secretária de agricultura do município de Boa Nova Zenaide, o prefeito do município de Boa Nova Adonias Rocha, o Eng da secretaria de agricultura de Boa Nova Alexandre, o produtor rural Alcízio z e o membro do comitê gestor e membro da Uniagro o senhor Adailton.

Leonardo reforça a importância das articulações de parceiros institucionais para promover a desenvolvimento da caprinovinocultura no médio Rio das Contas, onde a rota do cordeiro e MDR vem somar no desenvolvimento dessa atividade importante para a agricultura familiar.

Poções: Secretaria de Assistência Social lança projeto de combate a depressão no município

Foto: Li Sousa

Sabemos que a depressão é o mal do século. A cada ano o número de suicídios aumenta no Brasil, e em Poções não é diferente: a julgar pelo número de habitantes, temos uma taxa altíssima de suicídios.

Preocupada com essa realidade, na manhã da última sexta-feira, 29 de novembro do corrente ano, a primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas, esteve reunida com os psicólogos Celene Vilarim e Rodrigo e com a arte-educadora Diana Lucard. O momento serviu para traçar ações capazes de reverter esse quadro no município.

“E é com grande entusiasmo que partilho com vocês o nascimento de mais um projeto que beneficiará escola, família e comunidade com ações voltadas para a prevenção e combate desta doença que tem ceifado tantas vidas em nosso município”, disse Laís, primeira dama do município e secretária de assistência social.

Saúde: Médicos pelo Brasil é aprovado pelo Congresso Nacional

*Agência Brasil

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (27) a criação do programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A iniciativa vai levar 18 mil médicos a regiões mais carentes do país, além de formar especialistas em prevenção e acompanhamento de doenças mais frequentes nos brasileiros, como diabetes e hipertensão. Agora, o texto da Medida Provisória enviada pelo Governo do Brasil ao Parlamento segue para sanção presidencial. “É uma vitória para os brasileiros, principalmente, para o que chamo de ‘Brasil Profundo’, que são aqueles lugares mais distantes, de maior vulnerabilidade social e que, portanto, mais precisam do SUS. O Médicos pelo Brasil é um programa de apoio, suporte e investimento chegando até as pessoas que mais precisam”, comemorou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O programa Médicos pelo Brasil foi lançado pelo Governo Federal em agosto deste ano, em substituição gradual ao projeto Mais Médicos. Das 18 mil vagas previstas, cerca de 13 mil são em municípios distantes dos centros urbanos ou pequenos, enquanto 5 mil vagas são para as equipes de Saúde da Família que tem parcela significativa de pessoas que recebem benefícios sociais ou ganham até dois salários mínimos de aposentadoria, inclusive em grandes centros urbanos. Além desses, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e comunidades ribeirinhas também foram beneficiados.

Em comparação ao projeto Mais Médicos, a nova estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta desses profissionais em municípios onde há os maiores vazios assistenciais, sendo que as regiões Norte e Nordeste, juntas, terão 55% do total dessas vagas.

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Os serviços da Atenção Primária à Saúde são os locais onde os profissionais do programa Médicos pelo Brasil irão atuar. Este nível de atenção é a base do Sistema Único de Saúde (SUS), onde as doenças mais frequentes na população são acompanhadas e tratadas. Isso porque, a proximidade das equipes que atuam nestes serviços com a comunidade, permite que se conheça melhor o cidadão, garantindo maior adesão aos tratamentos e intervenções médicas propostas.

Na Atenção Primária é possível resolver até 80% dos problemas de saúde, sem a necessidade de encaminhamento aos serviços de emergência, como Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h) ou hospitais. Assim, se evita o surgimento de doenças ou mesmo eventuais complicações. As equipes de Saúde da Família são formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

:: LEIA MAIS »

Poções: Vereador Eduardo do Sindicato visita região do Arame

Fotos: Jefersom Almeida

Na tarde da última quinta-feira, 28 de novembro, o vereador Eduardo do Sindicato esteve  participando de mais um evento  “Mulheres em Ação” promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Poções,  um projeto de políticas públicas que visa o empoderamento feminino. Desta vez, o encontro aconteceu na região do Arame, zona rural do município.

“Me sinto muito feliz em participar de uma ação que leva em consideração a percepção das mulheres de abordar, de maneira qualitativa, preocupações especiais como o desenvolvimento sustentável e relações sociais igualitárias, promovendo e fomentando a integração social, familiar, comunitária, cultural e profissional das nossas mulheres”, disse o vereador.

O evento teve início às 14h, oferecendo serviços de beleza para todas as pessoas presentes e abrindo espaço para sugestões de cursos que serão levados de forma gratuita para as mulheres.

Na oportunidade, o vereador destacou algumas ações do seu mandato já realizadas na localidade junto à administração do prefeito Leandro Mascarenhas e outras que ainda estão por vir: a exemplo da implantação da extensão da rede de água da Embasa, que muito em breve será iniciada.

“Estive ao lado da nossa primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas, do gestor do CRAS, João Paulo Vilarim, e de demais representantes da administração municipal. Agradeço a todos pela receptividade na pessoa do amigo Roberto França – presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Geribá, da região do Arame”, finalizou o vereador Eduardo do Sindicato.

Governo Federal: Bolsonaro diz que governo não atuará para baixar o preço da carne

*Com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (30) que não vai interferir no preço da carne bovina — no mercado atacadista teve alta média de 22,9%. Segundo ele, é o mercado quem define o preço do produto. Ele, no entanto, disse acreditar que o preço da carne deve baixar.

“Quero deixar bem claro que esse negócio da carne é a lei da oferta e da procura. Não posso tabelar, inventar. Isso não vai dar certo”, disse o presidente na chegada ao Palácio do Alvorada, após viagem a Resende, no Rio de Janeiro, onde participou da inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN).

“Tivemos uma pequena crise agora [no preço da carne] mas vai melhorar. A carne aqui, internamente, daqui a algum tempo, acho que vai diminuir o preço”, completou. No fechamento de novembro, o aumento nos preços da carne bovina desossada no mercado atacadista foi de 22,9% na média de todos os cortes pesquisados, de acordo com a Scot Consultoria.

Já os preços da carne bovina vendida em supermercados e açougues de São Paulo registraram uma alta de 8%, na média de todos os cortes, segundo a consultoria. No Paraná a alta também foi consistente, 3,5%. Já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais as variações foram mais tímidas, de 0,2% e 1%, respectivamente. Nesta quinta (28), durante live que faz por meio do Facebook, o presidente Jair Bolsonaro já havia manisfestado preocupação com o preço da carne.

Segundo ele, o “mundo começou a descobrir nossa produção” e, infelizmente, quando isso acontece, “acaba ocorrendo uma distorção no mercado interno”, mas que deverá ser resolvida em breve.

Boa Nova: Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirão exames de PSA

ASCOM/PMBN

A Secretaria Municipal de Saúde, através UBS Gildásio Francisco Da Rocha realizou nesta última quinta feira (28), das 8h às 11h, na unidade, um mutirão de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), para detectar precocemente casos de câncer de próstata, teve palestra a respeito do tema com o grupo do NASF, Aferição de Pressão Arterial (PA), Avaliação Odontológica com a Dra. Érica Souza e Atualização da Caderneta de Vacina.

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul de alerta sobre a necessidade de prevenção do câncer da próstata que é o tipo de doença que mais afeta os homens no país, depois do câncer de pele. Para o atendimento, os pacientes compareceram na unidade com o documento de Identidade (RG) e Cartão do SUS. Logo após a coleta de sangue foi oferecido café da manhã e entrega de lembranças.

“Temos trabalhado forte para poder atender todas as necessidades de nossos munícipes”, relatou o prefeito Adonias Rocha. “Finalizamos a campanha “Novembro Azul”, mais todos os Homens que ainda não fez o exame, ressaltamos que pode procurar a Unidade de Saúde para poder passar pelo procedimento”, finaliza a secretária de saúde Dalila Aguiar.

 

Mundo Artístico: Cantora Marilha Mendonça chora ao se despedir dos palcos

Foto: Google

Marília Mendonça sabe que, com uma carreira meteórica, 2019 pode ser considerado o ponto mais alto até agora. Depois de conquistar fãs pelo Brasil inteiro, ela lançou seu projeto mais ambicioso, o “Todos os Cantos”, onde se apresenta de graça em todas as capitais do país.

Desse projeto saíram grandes sucessos, mas também a maior notícia de sua vida pessoal: a gravidez do primeiro filho, fruto do relacionamento com Murilo Huff. Prestes a dar luz à Leo, ela se despede dos palcos até 2020. Após seu último show em Caxias do Sul (RS) no sábado (30), Marília Mendonça aproveitou para fazer um relato emocionado, enquanto se despede temporariamente dos fãs. Acompanhe o relato postado pela cantora em seu perfil no Instagram;

“Ouvindo “pra você guardei o amor” escrevo esse relato que jamais imaginei escrever tão cedo. quando eu tinha 12 anos, tive o meu coração partido pela primeira vez. ali eu pensei que ia morrer. aconteceu de novo aos 14 e assim, sucessivamente. eu não sabia o que era amor e já tinha plena convicção, que se morresse, seria disso. quando comecei a subir nos palcos, a 4 anos atras, me senti novamente morrendo pelo amor que achei que conhecia. dessa vez era mais forte. a estrada me amou, me aplaudiu, se fez minha amiga, me deu uma familia, me deu condições de cuidar da minha, me deu um bocado de gente legal me amando sem me conhecer, realizou meus sonhos, me adoeceu, me cansou, me fez chorar, me feriu, me levou pro céu e jogou no chão muitas vezes, me deu um monte de gente que não gosta de mim sem me conhecer e hoje tá me matando de saudade sem eu nem ter a deixado ainda. só Deus sabe o quanto fui feita pra isso, pois nem eu mesma sei. depois de achar que nada seria maior do que esse amor, me deparei com a notícia mais maluca da minha vida. nem nos meus maiores sonhos eu imaginaria que sentiria algo tão forte assim. Deus mandou de presente, o maior sentimento do mundo, pra me mostrar que se ainda não havia morrido de amor, tinha chegado a hora. estou dando uma pausa no meu AUGE, literalmente. o auge do meu amor, o auge da minha vida, o auge da minha felicidade, o auge do meu crescimento como mulher, o auge do meu amadurecimento. pensou que eu tava falando de SUCESSO, né? acertou. como eu não seria bem sucedida tendo em meu ventre o meu grande amor, que eu já escuto os sinais de chegada? enfim, com lagrimas nos olhos, anuncio que, oficialmente, pausei a minha vida pra esperar a minha vida. obrigada a quem me entendeu, quem orou por mim, quem ficou ao meu lado, quem foi fiel nessa fase tão complicada. até logo, pessoal. eu amo vocês, amo os palcos, amo o léo e jaja to de volta pra morrer de amor por tudo isso junto e misturado”, finaliza ela.











WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia