WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
point cosmeticos leite materno












maio 2019
D S T Q Q S S
« abr    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Poções: Secretaria de Assistência Social promove mais um encontro do Programa Apoio Familiar

DECOM/PMP

Nos tempos atuais, de tantas desigualdades, a solidariedade se torna ainda mais essencial, pois é uma forma de trazer ao mundo e às pessoas um pouco mais de esperança. Considerando essa afirmativa, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Poções realizou mais um encontro do Programa Apoio Familiar, com a entrega de cestas básicas, na manhã desta quinta-feira (23/05), no salão Filarmônica 26 de Junho.

O encontro contou com a presença da assistente social Liene Aguiar e da vigilante socioassistencial, Lidiane Figueredo, que esteve representando a primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas. Os vereadores Nelson Machado (Nelsão) e Joaquim Moreno também marcaram presença.

Na oportunidade, o psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Carlos Rodrigo, ministrou uma palestra com o tema “Abuso Sexual”. Já a estagiária de assistente social, Vânia Santos, falou um pouco do Programa Apoio Familiar, que beneficia 200 famílias mensalmente.

“A Secretaria de Assistência Social tem feito o seu papel de assistir as famílias que realmente precisam. Me sinto muito feliz e grata a Deus por ter a oportunidade de contribuir na melhoria de vida dessas pessoas; a solidariedade é uma das grandes virtudes do ser humano. Estaremos sempre trabalhando para construir uma Poções cada vez melhor”, destaca a primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas.

Oportunidade: AQCE trás diversos cursos na área da saúde

Foto Divulgação

Este curso objetiva ensinar os fundamentos do atendimento pré-hospitalar, como: Condições básicas de prestar os primeiros socorros. Capacitar o aluno a prestar cuidados imediatos a vítima de acidente ou mal súbito, evitando assim, o agravamento de suas condições físicas, aplicando medidas e procedimentos até a chegada ou o encaminhamento as equipes de assistência ( SAMU, BOMBEIROS etc.).

Abordaremos os métodos necessários para que o alunos saibam como agir na prevenção, e em casos de emergências com tranqüilidade, agilidade e segurança. Concluindo o curso de APH você estará apto a ajudar pessoas que estejam diante de uma situação de risco, ao seu bem mais precioso “A Vida”. A empresa ainda oferece cursos de “Emergências para Professores” e “Emergências em Cardiológica”.

 

Boa Nova: Secretaria de Agricultura em parceria com o Banco do Nordeste realiza atendimento do Agroamigo Crescer

ASCOM/PMBN

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente em parceria com o Banco do Nordeste realizou nesta quarta-feira, 22 de maio, atendimento do Agroamigo Crescer na Escola Maurílio Alves de Sá, região da Boa Vista.

Esta linha de crédito busca atender agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP- B, com financiamentos de até R$ 5,000,00 para custeio ou investimento.

Na oportunidade aconteceu também atendimento para emissão e renovação de DAP em parceria com a BAHIATER, SETAF Jequié.

Registramos aqui nossos agradecimentos a direção e equipe desta unidade escolar pelo apoio prestado aos agricultores e colaboradores.” Muito obrigada pela atenção e carinho com que nos receberam. São parcerias como esta que fazem o desenvolvimento de Boa Nova acontecer”- afirmou a Diretora de Agricultura, Eliziaria Costa.

Agradecemos também a presença do Presidente do CMDS, Orlando Ribeiro do Nascimento, que se fez presente contribuindo com o andamento dos trabalhos.

Muito obrigada Orlando! A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente agradece seu apoio e parceria.

Cultura: Encontro regional de Capoeira acontece neste sábado e domingo

Encontro regional de Capoeira acontece neste sábado e domingo.

Poções: Secretário de Saúde fala sobre atendimento nos PSFs

DECOM/PMP

Na manhã desta quarta-feira (22/05), o vice-prefeito e secretário de saúde de Poções, Jorge Luis, esteve participando do Jornal Informe Liberdade 1ª Edição da rádio comunitária Liberdade FM.

Na oportunidade, o gestor fez um balanço dos atendimentos odontológicos que foram prorrogados por duas semanas no município após o encerramento do Mutirão Voluntários do Sertão. “Durante essas duas semanas a mais que tivemos com os atendimentos odontológicos, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas”, comentou.

Em seguida, Jorge falou do Programa Mais Médicos e pontuou que Poções conta com 8 excelentes profissionais. Além disso, ele falou da valorização do profissional da saúde, destacando que, mediante acordo, os agentes passarão a receber o teto salarial a partir do mês de junho. Na ocasião, a população também foi informada sobre a não entrada do município na lista de cidades que estão com risco de dengue, zika e chikungunya.

E, por fim, a situação das filas formadas nas unidades de saúde foi esclarecida. “A demanda é grande, e sabemos disso. Estamos procurando resolver da melhor maneira possível. Estaremos sempre dispostos a ouvir a nossa população. Não vamos fechar os olhos para essa problemática. Estou me reunindo ainda hoje com os nossos profissionais e vamos debater a situação. Há comentários de que há pessoas que estão indo para a fila, conseguem a ficha e vendem, e isso também me deixa muito triste. Não posso aqui afirmar nada, mas, se realmente estiver acontecendo, vamos denunciar. Reforço o nosso compromisso com a população, de estarmos sempre disponíveis e em busca de melhorias na saúde”, completou.

Confira: 

 

Polícia: Após quase dois séculos de existência, PM da BA tem 1ª mulher promovida a tenente-coronel

G1

Após 194 anos de instituição, a Polícia Militar da Bahia teve, neste mês, a primeira mulher promovida à patente de tenente-coronel. Aos 54 anos, a médica pediatra Ana Fernanda Dantas falou sobre sua trajetória profissional como oficial e falou sobre as responsabilidades que a aguardam.

Nascida em Salvador, a militar está na corporação há 25 anos – agora a um degrau da patente mais alta da PM, que é coronel. No entanto, hoje, Ana Fernanda Dantas é a maior autoridade feminina da Polícia Militar na Bahia.

Ela entrou na PM no primeiro concurso em que foi permitido o ingresso de mulheres no quadro de médicos da instituição – em 1993. Além de médica pediatra, a tenente-coronel também é bacharela em direito e mestra em administração pública. Por já ter ingressado na PM como médica, Ana nunca participou de ações operacionais nas ruas.

A honraria – como ela mesma classifica a promoção –, foi concedida no dia 7 de maio, em uma solenidade liderada pelo comandante-geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, no quartel da corporação que fica no Largo dos Aflitos.

“O coronel Anselmo fez essa solenidade. Foi simples, mas bastante significativa. Só estavam na minha frente quatro coronéis e, no meu grupo, dos que seriam promovidos a tenentes-coronéis, só tinha eu de mulher. Quando eu olhei para trás e vi tantos homens, eu percebi o quanto é significativo ser a primeira mulher”, lembra Ana Fernanda.

Para a militar, junto com a promoção há o crescimento da responsabilidade. “A carreira militar tem isso, você vai subindo de acordo com seu amadurecimento e as responsabilidades e nossas atribuições vão aumentando”, ponderou.

As promoções na carreira militar dependem de vários quesitos, segundo Ana Fernanda. Para a patente de tenente-coronel no quadro de médicos, que era a área em que a militar concorria, só havia uma vaga que seria “disputada” entre ela – então major –, e um colega homem.

“[A promoção] não depende só da gente estar habilitado. No meu caso, como eu sou médica, a gente concorre dentro do nosso quadro de médicos. Eu e o outro colega que estávamos habilitados para a promoção, então nós dois tínhamos expectativa. Quase não tinha nenhuma diferença entre a gente no termo de pontos e notas, então sabíamos que poderia ser um ou outro”, comentou.

A tenente-coronel se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1988. Antes disso, ela concluiu o Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de São Gonçalo dos Campos, a cerca de 108 km de Salvador, município onde morou por 15 anos.

Depois, a militar voltou à capital para terminar o Ensino Médio no Colégio Marista, onde também ingressou após fazer prova.

“Em 90 [1990] eu vi o concurso [da PM], mas naquele ano não tinha vaga para as mulheres na minha área. O quadro de saúde era só para homens. Em 93 [1993] abriu o concurso com vagas para mulheres. Eu passei aos 28 anos. Depois eu fiz os sete meses da academia, fazendo estágio de adaptação para carreira militar e entrei na corporação com 29 anos”, lembra.

Na época, Ana Fernanda fez a especialização em pediatria e em pneumologia infantil. A militar serviu no Colégio da Polícia Militar da unidade Dendezeiros, que fica no bairro do Bonfim, de 1996 a 2008, nas funções de tenente e capitã.

“Em 2011 eu fui convidada para implantar o serviço médico da Casa Militar do Governador, que fica na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Já em 2017, me convidaram a implantar o serviço médio do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, que também fica no CAB”, destaca.

Hoje, a tenente-coronel se divide entre o Departamento de Saúde da PM, que fica na Vila Militar do Bonfim, e no serviço do Centro de Operações da SSP. “Agora estou aguardando o nosso diretor de Saúde, o coronel Nolasco, voltar de férias e me delegar meu novo local de trabalho. Enquanto isso, sigo com meu serviço”, disse. Sobre histórias que tenham marcado a trajetória da tenente-coronel, ela faz questão de dizer que todas têm significado igual.

Brasil: Conta de luz sofre reajuste em até 50%; Anuncia governo

Agencia Brasil

Não é só o desemprego que sobe no Brasil. Enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga dados que mostram índices históricos de pessoas sem trabalho no país, o preço de produtos essenciais segue em disparada. Depois dos aumentos no preço do gás de cozinha e dos combustíveis, agora é a energia elétrica que vai ficar mais cara.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (21) que as bandeiras tarifárias ficarão até 50% mais caras, em todo o país, a partir de junho. A bandeira amarela passou de R$ 1,00 para R$ 1,50 a cada 100 Kwh consumidos (50% a mais). Já a bandeira vermelha no patamar 1 subiu de R$ 3,00 para R$ 4,00 (33,3% a mais). A banderia vermelha no patamar 2, por sua vez, passará de R$ 5,00 para R$ 6,00.

LUTO: Faleceu Dona Gercina Queiroz Bittencourt, aos 73 anos

Arquivo de Família

É com muito pesar que  comunicamos o falecimento de uma das mulheres mais trabalhadoras de Vitória da Conquista. É Gercina Queiroz Bittencourt, que foi casada com o saudoso Osório Bittencourt, do famoso Bar e Borracharia do Osório, um dos mais antigos do Alto Maron onde se concentrava a Torcida Vascaína. Vítima de AVC [Acidente Vascular Cerebral], Dona Gersina estava na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital em Vitória da Conquista, onde faleceu aos 73 anos na tarde desta quinta-feira (23).

Dona Gercina deixa filhos, netos e sobrinhos, dentre eles, a farmacêutica Suele Sousa, servidora pública na Secretaria Municipal de Saúde em Poções. Toda equipe da secretaria, através da pessoa do secretário Jorge Luís, estão consternados juntamente com Suely pela perca de sua Tia.

O corpo está sendo velado no Salão da Igreja Batista Nova Sião e o sepultamento acontece às 10 horas desta sexta-feira (24), no Cemitério Parque da Cidade. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos

Poções: Município está fora da lista de cidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya

DECOM/PMP

Segundo informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Saúde, a Bahia tem 104 cidades em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Os números são resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019.

O estudo separa as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório. E para o contentamento da população, Poções não aparece na lista de cidades com situação de risco e/ou alerta.

“O nosso município está com baixo risco, dando como satisfatório no resultado, sempre mantendo abaixo de 1%. Isso quer dizer que temos pouca larva positiva, o que nos tranquiliza. Graças a Deus, ao bom trabalho dos nossos agentes e a Secretaria de Saúde, Poções está fora dessa lista de infestação. Além disso, a população tem tomado consciência em relação a prevenção”, afirma o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wesley Freitas.

Mesmo diante do resultado obtido, a Secretaria Municipal de Saúde de Poções ressalta que a luta contra o mosquito Aedes aegypti é de todos e a melhor forma de evitá-lo é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Jitaúna: Foragido da justiça morre em troca de tiros com policiais civis

Fonte: ASCOM DT JITAÚNA

Um foragido da justiça tombou em troca de tiros com policiais civis de Jitaúna. Miguel de Jesus Ribeiro estava em um local conhecido como Vilazinha, as margens da BR-330, na cidade de Jitaúna. Os policiais civis estavam com um mandado de prisão para conduzir Miguel até a delegacia, acusado de tentativa de homicídio, contudo, ao perceber a aproximação dos policiais, Miguel efetuou disparo de arma de fogo contra a equipe que reagiu à injusta agressão, os policiais revidaram baleando Miguel que foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jitaúna e morreu em seguida.

Miguel cumpriu pena no Conjunto penal de Jequié, lá ele conheceu um agente penitenciário que foi convencido de que Miguel queria sair do mundo do crime e conseguir um trabalho. Ao sair em regime condicional o agente público levou Miguel para tomar conta de sua fazenda na zona rural e Jitaúna para que ele se regenerasse dos crimes que cometeu. Ao passar do tempo Miguel se rebelou, saiu da fazenda e começou a ameaçar a quem lhe estendeu a mão, furtou a casa da fazenda e chegou a por veneno no filtro de água para envenenar o casal. Entre outras acusações, Miguel teria estuprado uma filha no passado e era odiado pelos familiares que moram na cidade de Jitaúna. O corpo de Miguel foi devidamente encaminhado ao IML de Jequié.









WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia