WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
farmacia perfumaria abaete I






agosto 2022
D S T Q Q S S
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


Poções: Mestre de capoeira “Didi” recebe Título de Doutor Honoris Causa

Reportagem Blog Panorama Geral.

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 10, em Vitória da Conquista, Rogério Brito Souza, e conhecidíssimo, Mestre Didi, recebeu das mãos da Reitora da Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e Ordem dos Capelãs do Brasil ( OCB) o título de Doutor Honoris Causa pelo seu extraordinário serviço à sociedade, contribuindo para o progresso das da Cultura em geral exercido no município de Poções e região.

“Estou muito feliz por essa conquista. Nossa cultura agradece. Agora estamos mais fortes. Esse Título é muito importante para Poções e também para mim. Muita luta, mas conseguimos.” Finalizou o Mestre Didi.

Rogerio Brito Souza natural de são Paulo Nasceu no dia 22 de maio de 1976 na cidade de são Paulo no hospital da maternidade da vila nova Cachoerinha na Rua Rita Barém de Melo n°215 Bairro vila Dionísia Filho de Eliude Brito Souza e Antônio França já falecidos. Viveu em são Paulo até os 05 anos de idade após a separação dos seus pais mudou se para a cidade de Manoel Vitorino com sua mãe, dos 05 anos até os 10 anos morou na zona rural com seu avô Alcebides retornado para a cidade de Manoel Vitorino com 10 anos sua mãe se muda para a cidade de Poções-BA.

Chegando à cidade de poções sua mãe separada com 06 filhos para sustenta sozinha veio logo as dificuldades trabalhava nas roças de café, empregada domestica sozinha não dava para paga o aluguel e coloca a comida dentro de casa ai começamos passa muita dificuldade.

Ai foi a onde que começamos a não ter o alimento dentro de casa comecei a pedir nas ruas de Poções para mata a fome “fui pedinte não tenho vergonha de mim expressa era melhor do que roubar de tanto leva chinga na cara quando a gente pedia ouvimos vai trabalha” fala do Mestre Didi, ai comecei a vender picolé, limpa sapato, vender maçã, seriguela, umbu, carrega feira todo tipo de trabalho de vendedor ambulante eu já fiz quase tudo. No centro da cidade de poções tinha agência de ônibus e a gente aproveitava quando os ônibus paravam para pega passageiros, ai vendia as nossas mercadorias e nos intervalos alguns vendedores da aquela época jogava capoeira de rua. Foi em 1990 através de um amigo meu Anderson mariano da costa conhecido como Nina que conhece os primeiros movimentos de capoeira no correto no centro de Poções.

Os primeiros capoeiristas da aquela época foram Gil, Domingo, NegoLiano, Mazinho, Cal, Crispim, Crismaro, depois do meu amigo Nina ter mim ensinado os primeiros passo eu comecei a treina com Cal e Mazinho foram os que contribuíram para que eu pudesse mim ingressa no mundo da capoeira.

:: LEIA MAIS »

Iguaí: Agentes de Saúde e Endemias realizam protesto dê fronte a residência do prefeito

Reportagem Blog Panorama Geral.

Com gritos de ordem “Agentes na Rua prefeito a culpa é sua” a categoria de Agentes Saúde e Endemias realizam protesto de fronte a residência do atual prefeito do município de Iguaí, Rony Moutinho, devido o mesmo não ajustar o valor do piso salarial já estipulado pelo governo federal.

De acordo com eles [Agentes] já havia feito diversos encontro com o prefeito para uma roda de negociação, mais não dava certo. O projeto já aprovado pelo governo federal, mais precisa que cada município encaminhe um projeto de viabilidade para a Câmara e assim sucecivamente ser sancionado pelo  prefeito.

Como forma de fazer valer os direitos já conquistados pela categoria, os Agentes de Saúde e Endemias foram até a casa do prefeito para mais uma tentativa de uma reunião, onde o mesmo recebeu representantes da categoria e ficou acordado para primeira reunião.

Nossa reportagem tentou contato via telefone com a Prefeitura Municipal por diversas vezes na manhã desta quarta-feira ( 17) mais não fomos atendidos.

 

Em nota da categoria envida a redação de nossa reportagem, ainda nesta quarta-feira (17) diz;

“Foram várias tentativas para dialogar com o prefeito. O SINDIACS (SINDICATO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS DO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA) tentou todos os meios de comunicação protocolou vários ofícios na Secretaria de Saúde e na prefeitura para tentar um diálogo com o prefeito e não teve êxito. No entanto, ontem 17/08 após a sessão plenária da câmara de Vereadores no qual a categoria estava presente para cobrar uma resposta do requerimento assinado por todos vereadores na sessão anterior do dia 10/08 cobrando resposta do gestor municipal a respeito do cumprimento da EC120. Assim sendo, a categoria não teve a resposta. Diante dessa situação, os agentes de saúde após encerrar a sessão plenária da câmara municipal se reuniram na praça Manoel Novaes enfrente a prefeitura e a secretaria de saúde com gritos de ordem e manifestação pacífica, prudência e moralidade se dirigiram até a casa do prefeito. Enfrente a casa do prefeito a manifestação continuou até que o prefeito mandou um dos seguranças comunicar a categoria que receberia 2 representantes da entidade, o diretor do SINDIACS/ACE *Ivanildo Paixão* e um representante local da categoria Diego Nascimento. Após quase uma hora de reunião, o prefeito afirmou que na próxima folha de pagamento (final do mês) estará cumprindo o piso salarial que trata na emenda constitucional 120 e quanto ao retroativo dos meses de maio/junho e julho que segundo o prefeito estaria enviando para o setor de contabilidade deixando certo uma reunião pra dia 25/08 para ajustar definitivamente o repasse do piso salarial da categoria.”

 

VEJA OS VÍDEOS AQUI

Eleições 2022: Esposa de ACM Neto realiza encontro “Mobiliza Bahia” na cidade de Nova Canaã

* Reportagem por Van Nascimento e Blog Panorama Geral.

A administradora de empresas Mariana Barreto de Magalhães, esposa do ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, do União Brasil, esteve em Nova Canaã. Na manhã da última quinta-feira (11) ela participou de uma Plenária Política com correligionários do líder político Dr. Rafael Moura e outras lideranças política da região, traçando metas para a campanha de ACM Neto ao Governo Baiano nestas Eleições 2022. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade. “Como esposa tenho acompanhado de perto o trabalho de Neto, ele tem percorrido toda a Bahia, já conseguiu visitar trezentos municípios”. Pontuou Mariana.

“Eu acho que vejo o meu marido uma vez por semana no máximo”, discursou Mariana de Magalhães que ainda acrescentou “É um trabalho sim de formiguinha, mas é com cada um que nós vamos conseguir essa transformação”, continuou.

Na ocasião o líder político Dr. Rafael Moura, acrescentou “Se vai no Posto de Saúde converse com o colega, se vai pegar o menino na creche converse, se vai na porta da escola converse, se vai fazer a feira, demore mais meia hora e converse, porque assim, é conversando, é dialogando que a gente consegue mostrar as pessoas tudo de bom que Neto vai fazer na nossa Bahia como governador ”, afirmou Rafael.

 

Bahia: Mulher é morta por ex-companheiro a golpes de faca logo após cometeu suicídio

* As informações são do Portal G1

Uma lavradora de 49 anos foi morta com golpes de faca nesta terça-feira (9), na comunidade de Cajueiro, zona rural de Santanópolis, cidade a cerca de 150 km de Salvador. O principal suspeito do crime, ex-companheiro da vítima, cometeu suicídio após a mulher ser morta.

Conforme informações iniciais da Polícia Militar, que esteve no local do crime, a vítima, identificada como Vígínia Cerqueira, estava em casa quando foi ferida por José Francisco Costa, de 67 anos, na região do pescoço. Ela morreu no local.

Após o crime, José Francisco teria deixado o imóvel da ex-companheira, foi para casa onde residia e cometeu suicídio com uma arma de fabricação caseira. Virgínia e José Francisco não tinham filhos.

A Polícia Civil da cidade informou que ainda não tem detalhes sobre motivação, mas suspeita tratar-se de um crime passional. Familiares e vizinhos serão ouvidos.

Os corpos de Virgínia e de José Francisco foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há detalhes sobre sepultamento.

Poções: Grande final da Copa de Futebol de Bandeira Nova será dia (21)

* Cartaz Oficial

Dom Basílio: ADAB identifica praga cochonilha carmim em plantação de palmas

* ADAB

A Agência Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) identificou focos da praga cochonilha do carmim no cultivo da palma, no município de Dom Basílio. Segundo o órgão, o inseto promove sérios danos a planta, podendo inclusive destruir todo o plantio. Conforme a ADAB, a identificação é fácil, basta tocar na parte atacada e observar a liberação de um corante vermelho (semelhante a um sangue).

A recomendação é que, evite transitar com material (raquetes de palma, ferramentas, veículos, animais, roupas e demais utensílios nas região atacada pela praga, evitando a contaminação. Ainda segundo a ADAB, o controle é feito com a eliminação das plantas infectadas, queimando-as ou mesmo oferecendo imediatamente aos animais para consumo, além da aplicação de uma mistura de água com detergente neutro na proporção de 3%; ou óleo mineral. A ADAB salienta ainda que existem variedades de palma resistentes a essa praga. Os agricultores podem procurar as secretarias municipais de Agricultura ou o escritório da ADAB mais próximo para maiores orientações.

Brumado: MP instaura inquérito para apurar suposta inrregularidade em concurso público

* 97News

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, aceitou a deúncia feita pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (AUCIB), na qual aponta possíveis irregularidades no último processo seletivo do Concurso na modalidade REDA realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado, por meio de uma empresa contratada. Segundo apurou o site 97NEWS, no último dia 03 de agosto, o Promotor de Justiça, Dr. Alex Bezerra Bacelar, instaurou um Inquérito Civil para aprofundar as investigações sobre supostas irregularidades. Dentre as determinações, o MP destaca as seguintes providências: Oficie-se ao Secretário de Administração da Prefeitura de Brumado, requisitando-se, no prazo de 10 dias, a lista de candidatos nomeados e empossados do referido certame; a cópia da Portaria nº 102/2022, que designou a Comissão Acompanhamento do Concurso, e a que designou os fiscais do contrato do Processo Licitatório Nº Dl-37-2022-1 de 25 de fevereiro de 2022.Oficie-se a Comissão de Acompanhamento do Concurso solicitando, no prazo de 10 dias, informações sobre os fatos narrados. Além disso, a Promotoria também notificou o Instituto Brasileiro Educar Conquista, requisitando, no prazo de 10 dias, envio das atas lavradas nas salas de aplicação das provas.

Brasil: STF elege Rosa Weber para presidir tribunal pelos próximos 2 anos

* Informações do Portal Terra

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira a ministra Rosa Weber para presidir a corte pelo próximo biênio no lugar de Luiz Fux, e o ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido para a vice-presidência do colegiado. Ainda que tenha ocorrido uma eleição, é praxe que a votação siga uma linha sucessória regida pelo critério da antiguidade na corte. A posse da nova presidência está prevista para o dia 12 de setembro.

Em fala de agradecimento, Weber afirmou que exercer a chefia do Judiciário e do CNJ “é uma honra inexcedível, sobretudo quando se tem a sorte de ter como companhia um ministro generoso, competente e amigo, como o ministro Luís Roberto Barroso”.

Weber, juíza de carreira há 46 anos na magistratura, afirmou ainda que exercer o cargo representará um desafio diante de tempos tumultuados.” Mas vou procurar desempenhá-lo com toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências, sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático.”

Auxílio Brasil: Bahia é o estado que registra maior número de famílias atendidas

* Informações do Site Acontece Sudoeste

O estado brasileiro com maior número de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil em agosto foi a Bahia. Neste mês, mais de 2,487 milhões de famílias baianas terão acesso ao benefício.

Além disso, em agosto também marca o primeiro mês do novo valor do programa, que agora é de, no mínimo, R$ 600.

Nos repasses destinados ao estado registram mais de R$ 1,493 bilhões e o valor médio do benefício pago na Bahia, é de R$ 606,96, chegará a todos os 417 municípios baianos.

Só no mês de agosto, 235.176 novas famílias foram incluídas no programa na Bahia. De todos os estados da Região Nordeste, 876.339 mil famílias que não faziam parte do Auxílio Brasil até julho receberão os benefícios neste mês.

Com isso, o Nordeste terá, em agosto, 9,423 milhões de famílias atendidas pelo programa, que destinará mais de R$ 5,653 bilhões para o pagamento dos benefícios.

Já no Brasil, mais de 2,2 milhões de famílias foram incluídas no programa desde julho. Com isso, o Auxílio Brasil chega a 20,2 milhões de beneficiários.

O recurso total do programa em agosto ultrapassa R$ 12,144 bilhões e os valores chegarão a todos os 5.570 municípios brasileiros.

Com a inclusão dessas novas famílias, todos aqueles que apresentavam perfil para serem atendidos pelo programa no Cadastro Único foram contemplados.

Desde que começou a ser pago, em novembro de 2021, o Auxílio Brasil já transferiu mais de R$ 72,467 bilhões e mais de 7,1 milhões de famílias já foram incluídas no Auxílio Brasil.

Manoel Vitorino: Léo da Saúde é um dos nomes principais para concorrer as eleições 2024 como prefeito

* Reportagem Van Nascimento

Querido por todos e aclamado pela comunidade do município de Manoel Vitorino no Sudoeste Baiano, o professor Leonardo Gomes, conhecido por todos como “Léo da Saúde” é um dos nomes para disputa das eleições municipais de 2024.

Léo é uma pessoa extremamente carismática, professor em exercício, ex-servidor na secretaria de saúde e atualmente vereador do município, eleito em 2020 como o parlamentar mais votado em seu grupo político no município.

Léo da saúde vem se destacando como líder político em Manoel Vitorino, onde sua principal meta é melhorar a vida coletiva dos municípes.







WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia