Resenha Geral

Os consumidores baianos, a partir do próximo mês, terão que pagar mais caro pela energia elétrica. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a proposta reajuste da  tarifa residencial em 15,42%. Agora, as propostas aguardam votação dos diretores da Aneel, que deve ocorrer no dia 17 de abril. A votação é pública e pode ser acompanhada no site da autarquia. Sendo aprovados, os reajustes passam a valer no dia 22 de abril.

Segundo a Aneel, o aumento tem a ver com a revisão tarifária, que está presente no contrato de concessão de serviço e que, no caso da Coelba, ocorre a cada cinco anos. Para a definição dos índices de reajuste, a agência nacional diz que avalia os investimentos feitos pela concessionária e também as remunerações, a fim de estabelecer um novo equilíbrio financeiro.

A revisão tarifária não tem relação com os ajustes anuais feitos pela Coelba, que envolvem a readequação dos custos de operação, manutenção e administração do serviço.

Para além das tarifas residenciais, a Aneel propõe reajuste de 15,48% para consumidores de baixa tensão (soma de residenciais e pequenos comerciantes); e 13,88% para consumidores de alta tensão (indústrias). O efeito médio desses reajustes, para ambos os grupos, é de 15,01%.

Compartilhe