* ASCOM-PMBN

A Prefeitura de Boa Nova através da Secretaria de Saúde, lança Campanha Novembro Azul, mês dedicado aos homens em combate ao câncer de próstata. Depois do Outubro Rosa – que é dedicado à prevenção do câncer de mama –, o Novembro Azul vem para conscientizar sobre a saúde masculina. Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em meados de 2011, a data surgiu para tratar especialmente do câncer de próstata, doença que deve atingir aproximadamente 68 mil homens em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É o tipo de câncer mais comum entre os homens, excluindo os tumores de pele. Para ter uma ideia comparativa, este ano, estima-se que a incidência do câncer de mama nas mulheres seja de 60 mil casos”, diz Volney Soares Lima, diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc).

Assim como o câncer de mama, as chances de cura para o de próstata são maiores quando o problema é diagnosticado precocemente. Para Lima, um dos principais desafios na prevenção da doença é diminuir o preconceito com relação a um dos meios de detecção da doença: o toque retal. “Ir ao urologista ainda é um tabu para muitos homens.” Câncer de próstata: como é o diagnóstico? Os exames rotineiros são os principais meios para detectar a doença rapidamente. Porém, por mais que o hábito pareça básico, muitos brasileiros deixam as consultas médicas em segundo plano.
“Uma pesquisa realizada recentemente pela Sboc mostrou que, no Brasil, 39% dos homens e 10% das mulheres não realizam nenhum exame preventivo. Desse total, uma pessoa em cada cinco [20%] não se submete a avaliações por não achar importante. São pessoas que acham que nunca vai acontecer com elas”, diz Lima.
O médico afirma que é a partir dos 45 anos que o homem deve procurar um urologista para check-ups anuais. Já para pessoas com casos de câncer de próstata na família – especialmente em parentes de primeiro grau –, as consultas devem começar mais cedo, normalmente a partir dos 40.

“Após uma avaliação dos fatores de risco, como idade e histórico familiar, os médicos discutem com o paciente o melhor momento para realizar exames como a análise do Antígeno Prostático Específico [PSA] e o toque retal. Caso necessário, uma biópsia da próstata guiada por ultrassom também será feita”, explica o especialista. Quais são os sintomas da doença?
Esse não é um tipo de câncer em que nódulos podem ser vistos de forma simples, já que a próstata se localiza próxima da bexiga. Em muitos casos, não há sintomas aparentes, mas certas alterações podem indicar a doença. Dificuldade para urinar e mudança no jato de urina e no hábito urinário – como acordar à noite várias vezes para urinar – são alguns deles.

“Em fases mais avançadas da doença, podem ocorrer ainda dor óssea e pélvica”, acrescenta Lima. Essas alterações não ocorrem apenas em casos de câncer de próstata, por isso é imprescindível procurar um médico. Elas podem estar relacionadas com outros problemas, como prostatite – que é uma inflamação da próstata – e hiperplasia prostática benigna – um aumento da glândula que causa dificuldade de urinar. Quem está em risco? O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. “Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é que se observe maior incidência da doença. Por isso é importante rastrear se há esse tipo de câncer a partir dos 45 anos”, esclarece o médico. Segundo o especialista, a obesidade também deve ser evitada, pois aumenta a chance de a pessoa ter câncer em geral.

Compartilhe