A tarde

A comissão mista da Covid-19 vai ouvir nesta sexta-feira, 13, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, sobre a vacina Coronavac. A Anvisa chegou a determinar a suspensão o dos testes há dois dias, por causa da morte de um dos voluntários. Nesta quarta-feira, 11, a Anvisa autorizou a retomada dos testes da vacina após recomendações técnicas. O objetivo é esclarecer a suspensão nesta semana, pela Anvisa, dos estudos clínicos da vacina Coronavac, conduzidos pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.

A vacina Coronavac é alvo de divergências entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. Os testes foram suspensos, na segunda-feira, após a morte de um voluntário participante do estudo, informada como sem vinculação com a A causa da morte teria sido por suicídio. A Anvisa autorizou a retomada dos estudos nesta quarta-feira. O que os parlamentares esperam é que, até sexta, os testes tenham sido retomados. O pedido é para que se evite a politização do tema.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, também vai ser ouvido no dia para falar sobre a crise energética que o Amapá enfrenta. A intenção do presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), é discutir os dois assuntos, um em seguida ao outro. “Não dá para deixar para a semana que vem”, afirmou. “No primeiro tempo, a das vacinas. E logo a seguir a outra. Aí matamos, em uma só pancada, os dois temas urgentes que nos afligem indiferentemente a todos nós.”

Compartilhe