Foto: Portal Poções

As ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus já impactam positivamente entre os casos confirmados no município. Poções tem um índice de cura de mais de 55% , acima da média estadual, que é cerca de 48%% atualmente. Dos 105 casos positivos registrados até neste sábado (20), 64 pessoas já estão recuperadas e são consideradas curadas, 37 pacientes ainda com o vírus ativo e 2 óbitos, sendo um deles classificado como caso importado, por ser procedente do estado do Ceará, o total entre os ativos e óbitos, somam-se 39 casos.. Além disso, a baixa taxa de letalidade pela COVID-19 (1% – 2 óbitos), um deles do estado do Ceará, demonstra a efetividade do tratamento oferecido na cidade para frear a proliferação do vírus.

A análise dos casos confirmados em Poções mostra ainda que 32,% das notificações foram em mulheres e 32,7% em homens. A faixa etária mais atingida pelo coronavírus é dos 20 a 40 anos. Porém, também há várias pessoas infectadas nas faixas dos 0 a 20 anos e dos 40 a 83 anos. Já os óbitos foram registrados em moradores de 53 e 82 anos – todos eles tinham alguma comorbidade associada. “A maior parte dos casos confirmados de COVID-19 em Poções são leves a moderados, que ficam em isolamento domiciliar. O registro de casos graves tem seguido a média prevista, que é de 1% do total de casos positivos”, comentou o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wesley Freitas.

Os pacientes do município, quando necessitam ficar em isolamento clínico, ficam em média 10 dias internados. Já os casos graves, que ocupam leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ficam em média de 4 a 6 semanas internados no município referencia para COVID19, que hoje é Vitoria da Conquista.

“O tempo de internação dos casos graves da COVID-19 é elevado, por isso a população precisa se conscientizar que manter o isolamento social é a melhor forma de evitar a propagação do vírus e uma maior contaminação das pessoas. Assim o sistema de saúde consegue absorver a demanda sem entrar em colapso”, afirma a secretária de saúde, Lorena Santos. Estes dados são monitorados diariamente pela Secretaria de Saúde de Poções, por meio da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica sob supervisão geral da secretária de saúde O acompanhamento permite traçar estratégias de controle do vírus e redução do impacto sobre o sistema de saúde.

*Panorama Geral

Compartilhe