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Polícia Federal deflagra Operação Não Seja um Laranja

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27/11) a operação Não Seja um Laranja 4 para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. A ação contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta* e Associação Brasileira de Internet (Abranet)** e seus bancos e instituições filiadas.

A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a instituições bancárias e financeiras no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

A Polícia Federal cumpre 30 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nos últimos anos, as investigações da PF detectaram um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a mercantilização de abertura de contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Os delitos a serem apurados na Operação ‘Não Seja um Laranja 4’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Essa é mais uma operação de caráter nacional que visa coibir esse tipo de conduta criminosa, a exemplo das ações já realizadas nos anos de 2022 e 2023 com alcance nacional.

A Polícia Federal alerta

Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

A Zetta é uma associação criada por empresas de tecnologia com atuação no setor financeiro e de meios de pagamentos.

Abranet – Associaçao Brasileira da Internet, foi fundada em 1996 e desde então é parte relevante das principais discussões sobre os serviços de internet no Brasil e no mundo.

 

*Panorama Geral.

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Prefeito de Iguaí é condenado por fraudes em licitações com recursos da educação

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de Ronaldo Moitinho dos Santos, atual prefeito de Iguaí (BA), e de Edineide Lousado de Almeida, ex-presidente da Comissão de Licitação do município, por atos de improbidade administrativa praticados entre 2009 e 2012. De acordo com as investigações, a dupla praticou uma série de ilegalidades em processos licitatórios da prefeitura, como fracionamento ilícito de licitações, aglutinação fraudulenta de fases dos procedimentos e participação de empresas “de fachada” nos certames.

Segundo o MPF, as fraudes ocorreram durante a gestão anterior do prefeito (entre 2009 e 2012) e atingiram oito procedimentos licitatórios para obras e reformas em escolas municipais e construções de quadras no município de Iguaí, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Justiça Federal condenou cada um dos réus ao pagamento de multa civil correspondente a 24 vezes o valor da última remuneração recebida, além da proibição de contratar com o poder público ou de receber qualquer benefício fiscal ou creditício por quatro anos.

Dois outros réus no processo – um empresário e sua empresa – não chegaram a ter suas condutas julgadas pela Justiça Federal, uma vez que optaram por celebrar acordo de não persecução cível com o MPF, demonstrando a efetividade dos meios consensuais de resolução de conflitos.

“A decisão é especialmente relevante por envolver recursos destinados à educação em um município com baixos índices educacionais”, destaca o procurador da República Paulo Marques, responsável pelo caso. “O MPF seguirá atuando com rigor no combate à corrupção, sempre aberto ao diálogo com aqueles que desejarem colaborar com a Justiça através dos meios legais disponíveis.”

Da decisão ainda cabe recurso.

 

*Panorama Geral.

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Boa Nova inicia transição de governo com equipe nomeada pela gestão atual e prefeito eleito

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Boa Nova, na última sexta-feira (22), a lista oficial dos integrantes da equipe de transição de governo. A comissão será responsável por garantir o repasse de informações e documentos da gestão do atual prefeito, Adonias Rocha (PSD), para o prefeito eleito, Lucas de Aete (MDB), em um processo que reforça a transparência e a eficiência administrativa.

A transição de governo é uma prática essencial em qualquer esfera do poder público, assegurando que a troca de gestões ocorra de maneira organizada e sem prejuízo à continuidade dos serviços prestados à população.

Integrantes da equipe de transição

Pela atual administração de Adonias Rocha, foram nomeados:

  • Márcio Celes Ferreira Luna – Secretário de Administração;

  • José Wagner Moraes Souza – Secretário de Finanças;

  • Leandro Silva dos Santos;

  • Marisnaldo da Rocha Silva – Diretor de Licitações e Contratos;

  • Lucas Santos Nunes – Procurador Jurídico.

Já o grupo indicado pelo prefeito eleito Lucas de Aete é composto por:

  • Laercio Santos Meira – Coordenador;

  • Edivania Pereira Silva Meira;

  • Valdirene Ramos Santos do Carmo;

  • Julio Cesar Viana de Deus;

  • Marcus Vinicius Alves Rodrigues de Souza.

Trabalhos já em andamento

Com a publicação da Portaria nº 131/2024, os trabalhos da Comissão de Transmissão de Governo tiveram início imediato e seguirão até 29 de dezembro de 2024. Durante este período, a equipe se dedicará a organizar e transferir informações fundamentais sobre contratos, finanças, projetos em andamento e demais aspectos administrativos que nortearão os primeiros passos da próxima gestão.

A formação da comissão e o início dos trabalhos marcam um momento crucial para o futuro administrativo de Boa Nova, garantindo que a transição aconteça com responsabilidade e comprometimento.

 

*Panorama Geral.

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TCM e UPB orientam prefeitos sobre encerramento de mandato

A União dos Municípios da Bahia (UPB), com a parceria do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, reuniu prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores em seu auditório, nesta terça-feira (26/11), para orientar e alertar sobre as regras legais e procedimentos que devem ser observados no encerramento da gestão, de modo a evitar equívocos e irregularidades em ações administrativas que possam comprometer o mérito das contas e acarretar a imposição de sanções por parte dos órgãos de controle.

Ao saudar os prefeitos em fim de mandato e os eleitos na última eleição, o conselheiro Francisco Netto destacou que “a transição de mandato é um processo essencial para a continuidade administrativa e para o fortalecimento da democracia”. E enfatizou a importância da transmissão de informações de governo, recursos públicos e sobre os projetos em andamento para garantir que a máquina administrativa continue a funcionar, em benefício da população.

O diretor da Escola de Contas, conselheiro Nelson Pellegrino, alertou os prefeitos para atentar para a gravidade das consequências em caso de desrespeito ao artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que versa sobre “Resto a Pagar” de despesas assumidos nos últimos oito meses de mandato. O conselheiro Pellegrino recomentou aos prefeitos em fim de mandato – os que ainda não o fizeram – a aproveitar os dias que faltam para o final do ano para preparar uma transição de poder de forma correta, civilizada, de modo a evitar quaisquer dificuldades que possam gerar prejuízo à administração ou à qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

 

*Panorama Geral.

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Polícia Federal deflagra operação com cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Boa Nova

A  Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 26/11, a operação Bang Bang, para cumprimento de dois mandados de busca e apreensão com o objetivo de instruir investigação que apura os crimes de Dano ao patrimônio da União, Caça de animais silvestres ou nativos, e Posse ou Porte de arma de fogo.

Em agosto deste ano, agentes da PRF encontraram seis placas de identificação do Parque de Refúgio de Vida Selvagem de Boa Nova derrubadas e destruídas, com marcas de vários tiros desferidos contra elas.

Diligências preliminares levaram a Polícia Federal a suspeitar que a destruição das placas de identificação da unidade de conservação foi realizada como vingança por um homem cujo irmão havia sido preso em flagrante uma semana antes por posse ilegal de arma de fogo e caça na Zona de Amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, durante ação fiscalizatória do ICMBio em conjunto com a PRF.

Na ocasião, o flagranteado ficou bastante alterado e prometeu realizar atos contra a unidade de conservação e contra os servidores do ICMBio.

Para reunir elementos que confirmassem a autoria do crime de Dano ao patrimônio da União, e buscar outras armas, que tivessem sido porventura utilizadas na destruição das placas de identificação, além de verificar se o crime de caça continuava sendo praticado, a Polícia Federal representou pelas medidas de busca e apreensão, que foram cumpridas hoje em endereços no município de Boa Nova.

 

*Panorama Geral.

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Poções é destaque nacional ao receber o Selo de Qualidade Ouro em Transparência

A Prefeitura de Poções alcançou uma importante conquista: o Selo de Qualidade – Ouro, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Esse reconhecimento foi fruto do desempenho excepcional do município no índice de transparência pública, avaliado pelo Radar Nacional da Transparência Pública.

Entre as seis prefeituras premiadas, Poções se destacou ocupando o terceiro lugar, com uma nota expressiva de 85,2. Este marco reafirma o compromisso da gestão municipal com a transparência, a ética e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.

A prefeita Nilda Magalhães celebrou a conquista e destacou o esforço coletivo por uma gestão exemplar:
“Este prêmio é uma vitória para todos os poçoenses. Ele reflete nosso trabalho incansável em promover uma administração pública transparente, eficiente e voltada para o bem-estar da população. Vamos continuar avançando com seriedade e dedicação, sempre prezando pelo diálogo aberto com a nossa comunidade.”

A conquista do Selo Ouro reforça o papel de Poções como referência em governança pública e serve de inspiração para outros municípios na busca por uma gestão transparente e responsável.

 

*Panorama Geral.

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Exposição fotográfica do Lab.uta aborda a realidade do trabalho em Poções

 

Nos dias 22 e 23 de novembro acontecerá a exposição fotográfica do Lab.uta – Imagens do Trabalho em Poções. O projeto contou com a realização de aulas teóricas e práticas sobre o contexto das relações de trabalho no município e também sobre o entendimento de fotojornalismo e técnicas de fotografia. Como resultado final da oficina, os alunos desenvolveram trabalhos fotográficos que serão apresentados à comunidade no Casarão de Cultura.

O Lab.uta é uma iniciativa do Site Coreto, realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo, e faz parte do .Con – Núcleo de Educação Midiática do Coreto. Seu objetivo é capacitar estudantes do ensino médio, com foco em liderança e educação midiática, para que desenvolvam habilidades de interpretação e verificação de informações. As oficinas do Lab.uta aconteceram nos dias  9 e 10, 16 e 17 de outubro e reuniu estudantes das escolas estaduais Eurides Santana e Roberto Santos.

Para a aluna do terceiro ano do Eurides Santana, Sofia Prates, a oficina foi uma experiência enriquecedora, na qual pôde aprender a olhar a fotografia não só como o registro de uma ação, mas como uma ferramenta para contar histórias e valorizá-las. Já para a aluna do primeiro ano do Roberto Santos, Anna Maciel, as aulas do Lab.uta foram uma forma divertida e produtiva de obter conhecimento e explorar uma área de seu interesse.

As estudantes contam que estão ansiosas para apresentar suas fotografias na exposição e compartilhar parte do que aprenderam nas aulas. “Sei que teremos diversas fotos magníficas que meus colegas tiraram, e também, as minhas fotos!”,  exclama Anna. Sofia espera que o evento seja um momento importante para trocas e aprendizados. “Espero que as imagens transmitam a essência do trabalho e valorizem cada profissão, despertando empatia no público. Estou ansiosa para ver as reações dos visitantes e aprender com suas interpretações”.

A diretora do Site Coreto, Leila Costa, explica que ter a exposição fotográfica como resultado das oficinas é essencial para que os alunos vejam seus trabalhos e consigam mostrá-los para outras pessoas. “O resultado das fotos que serão expostas mostra que os estudantes absorveram o conhecimento passado por nossa equipe, que pensaram as oficinas de maneira didática, levando os pontos fundamentais dos assuntos, e colocaram esse conhecimento em prática”.

O cientista social, Mateus Santana, fez parte do desenvolvimento do projeto e ministrou aulas teóricas para os alunos. Para ele, a exposição reflete a dedicação e empenho dos alunos que participaram ativamente de cada processo da oficina. “A iniciativa representa uma oportunidade de ampliar os horizontes culturais da comunidade, oferecendo uma nova forma de ver e refletir sobre a própria realidade. A exposição também incentiva a comunidade a  enxergar a cultura como uma forma de expressão e transformação social, criando um espaço de aprendizado e inspiração para futuras gerações”, conclui.

Por Daniela Palmeira.

https://sitecoreto.com/

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Trabalhadores do Consórcio do Médio Sudoeste reclamam de serviços precários, o presidente Rony Moitinho ainda não se manifestou

fonte; Blog do Eddy e Valentim Planalto Íris.

Trabalhadores do Consórcio do Médio Sudoeste, que prestam serviços na cidade de Itapetinga, relataram uma série de problemas nas condições de trabalho, questionando a gestão do consórcio, liderada pelo prefeito de Iguaí, Rony Moitinho. Entre as queixas, estão o pagamento de salários abaixo do piso da categoria, falta de benefícios e condições de segurança inadequadas.

Os funcionários relatam que recebem apenas o salário base, inferior ao previsto pela lei e pelo sindicato da categoria. Além disso, há trabalhadores acumulando diversas funções sem receber qualquer adicional. Segundo eles, essas práticas resultam em desvalorização e desgaste, sem compensação justa.

Outro ponto destacado foi a ausência de cesta básica, benefício previsto para a categoria. Com isso, os trabalhadores precisam levar a própria refeição para o almoço, que muitas vezes estraga devido ao calor, o que faz com que alguns passem o expediente sem comer, só conseguindo se alimentar ao final do dia, em casa.

Alguns colaboradores, que trabalham com substâncias como óleo diesel e emulsão, afirmam que não recebem adicional de insalubridade. Essa condição não só impacta financeiramente, mas também não atende às normas de segurança.

O consórcio também enfrenta uma falta de pessoal, pois quatro funcionários foram demitidos e as vagas ainda não foram preenchidas, sobrecarregando a equipe. Além disso, há relatos de motoristas sem habilitação adequada, o que representa um risco nas operações diárias.

A equipe informou que, por falta de pessoal e equipamentos, não consegue garantir uma sinalização adequada durante os trabalhos em vias públicas, situação que expõe os trabalhadores a riscos desnecessários. Além disso, os cones e placas disponíveis não são suficientes.

Outro problema apontado foi o transporte das ferramentas, como pás, picaretas e baldes, que ficam no mesmo veículo dos trabalhadores, sem qualquer separação, elevando o risco de acidentes.

O site deixa o espaço aberto ao gestor para quaisquer esclarecimento sobre o assunto.

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Secretaria de Assistência Social de Boa Nova promove encontro com Grupo da Terceira Idade em celebração à Consciência Negra no Penachinho

Reportagem / Noerivan Nascimento.

No dia 6 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um momento de integração com o grupo da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Penachinho, marcando o encerramento de um ciclo de atividades em torno do tema Consciência Negra. A iniciativa foi uma oportunidade para o grupo refletir sobre a importância desse conceito, que ganhou notoriedade no Brasil na década de 1970 graças à atuação de movimentos sociais pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unificado.

O termo “Consciência Negra” carrega um profundo simbolismo, sendo, ao mesmo tempo, uma homenagem e uma afirmação da rica cultura ancestral africana que faz parte da formação do Brasil. Esse conceito rememora a história de um povo que, mesmo trazido à força e submetido à escravidão por séculos, mantém viva sua herança, resiliência e contribuição cultural.

Durante o encontro, o grupo da terceira idade compartilhou momentos de aprendizado e reflexão sobre a luta, a resistência e o reconhecimento do valor da negritude na sociedade brasileira. A Consciência Negra é, assim, exaltada como símbolo de igualdade e dignidade, reforçando a ideia de que a história e as conquistas da população negra são essenciais para uma sociedade inclusiva e justa.

Esse encontro é mais uma ação da Secretaria de Assistência Social para fortalecer laços e promover a conscientização sobre o respeito às diversidades culturais e étnicas, estimulando o pertencimento e a valorização da identidade negra em todas as gerações.

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Agricultores buscam implementar seguro paramétrico na zona rural para ampliar cobertura no campo

Chapada News

Criar ferramentas para evitar perdas no campo, provocadas pelo clima adverso, é um dos focos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado. Uma nova ferramenta esta sendo avaliada no município que é a implementação do “Seguro Paramétrico”. O assunto foi tema de uma reunião realizada, nesta quarta-feira (6/11), no auditório do Salão Paroquial, entre os presidentes das entidades, os agricultores, e uma seguradora. Marcos Andrade, representante da Newe Seguros explicou como funciona o seguro paramêtrico e suas vantagens. “O seguro paramétrico é uma ferramenta, é seguro que trabalha índices climáticos. É um seguro acessível, de baixo custo, uma tecnologia e uma ferramenta nova que já é utilizada no agronegócio e, a partir de 2023, a gente traz para o pequeno agricultor.

O seguro paramétrico, ele trabalha a dor e a necessidade do agricultor, de acordo com a sua cultura, de acordo com aquilo que lhe garante a renda, pensando na sua produtividade, na segurança alimentar e no seu custo de produção. Ele não precisa de documento de terra. A única coisa que o governo pede é a poligonal da área, eu preciso ter o mapeamento ali com o GPS, com o georreferenciamento e as informações sobre o agricultor, o CPF, RG. Hoje, o seguro paramétrico, ele já tem uma subvenção, uma contribuição do governo federal daquilo que o agricultor pagaria, 45% o governo já paga. Ou seja, se o agricultor tem uma cultura que dá uma renda a ele de R$ 10 mil, que seria o teto da indenização, ou seja, pela minha renda, eu preciso de uma indenização de R$ 10 mil, esse agricultor teria que pagar R$ 1 mil. Desses, R$ 450 são pagos pelo governo federal através da subvenção do seguro rural, e R$ 550, quem paga é o agricultor.

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