Segundo à Competência 8 – Autoconhecimento e Autocuidado da BNCC o educando tem que conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. A competência trata do aprendizado que crianças e jovens devem adquirir a respeito de si mesmos, sendo capazes de identificar seus pontos fortes e fragilidades, lidar com suas emoções e manter a saúde física e o equilíbrio emocional. e saiba como um professor de São Paulo fez isso numa região vulnerável.

Com este objetivo foi desenvolvido esta Oficina de Autocuidado e autoconhecimento, com os alunos do 6º ao 9º Anos dos turnos Matutino e Vespertino na Escola Municipal Isaías Alves no distrito do Valentim. A proposta foi organizada pela professora Patricia Meira Vieira Botelho com o apoio da Coordenadora Ana Marcia R. Porto, à direção da Escola Vanesa Miranda e Nelson Botelho, além da cooperação dos professores de cada turno que participaram cedendo suas aulas e interagindo com à dinâmica da atividade: Marcio Pereira, Joelma Botelho, Luciana Lima, Silvane Costa, Charlane dos Anjos, Jucélia Moitinho, Saulo Galvão, Claúdio Lopes, Gercica.

Além do apoio da equipe escolar: Danilo Pereira, Iredes Andrade, Neuma Meira, Paula, Maria e Clarice. Esta oficina contou com à participação especial da Psicóloga Stefhany Maciel, que colaborou e abrilhantou de forma dinâmica com suas palestras e momentos partilhados com os educandos. Além da Psicopedagoga Ana Claúdia Silva de Souza. Agradeço ao apoio de toda à equipe.

*Texto escrito pela professora Patricia.

Compartilhe