Foto / Reprodução // Reportagem Blog Panorama Geral

Moradores do município de Bom Jesus da Serra têm enfrentado, com freqüência, problemas ligados ao abastecimento de água por parte da prefeitura. Em contato com a reportagem do Blog Panorama Geral, eles contam que o abastecimento de água, que é feito por meio de caminhão-pipa, não ocorre há vários dias por mais que eles [moradores] deixam o nome no setor da prefeitura responsável pela operação de abastecimento de água. Quem acompanha o noticiário já sabe: higienizar bem as mãos, por 20 segundos e várias vezes ao dia, é uma medida essencial no combate ao Covid-19. Mas para os moradores da região do Mocó (próximo a Água Bela) e Lagoa Dantas, ambos no meio rural do município de Bom Jesus da Serra, o hábito de lavar as mãos não é simples, já que falta água em casa.

“Há vários dias estamos sem água, falam pra lavar a mão, mas como que a gente vai lavar a mão e se prevenir se não tem água? Não tem assistência nenhuma da prefeitura de Bom Jesus. Eu to com muito medo desse coronavírus, estou com muito medo do que pode acontecer aqui”, diz um dos moradores, que mora há 32 anos na comunidade rural.“Ta sem água até para fazer a higiene pessoal”, relata uma moradora da região citada. “A gente precisa trabalhar, plantar as coisas. Eu plantei feijão, mas não deu porque não choveu e não tem água para a gente molhar [as plantas]”, diz um lavrador afetado pelo problema.

Foto / Reprodução // Reportagem Blog Panorama Geral

Diante dos acontecimentos, a reportagem do Blog entrou em contato com a vereadora Romilda Oliveira (PC do B), que outrora ocupava a cadeira da Secretaria Municipal de Saúde, onde em reposta ao nosso contato disse: “A falta de água é grave não só para a transmissão do Covid-19 como para todas as outras doenças infectocontagiosas. Não ter água é o pior dos cenários que a gente pode ter nesse momento e fica impossível fazer a prevenção sem água. Nem dá pra estimar o aumento das chances de contágio, fica infinitamente mais difícil. Água é necessária para toda a higienização, além da limpeza dos ambientes e consumo humano”, pontua ela.

Romilda ainda acrescentou “Sugeri recentemente uma reunião com todos os vereadores na Câmara Municipal para que possamos juntos encaminhar um documento ao Executivo Municipal já que as tentativas individuais não vêm surgindo muito efeito. Tenho recebido também diversas reclamações sobre a demora no atendimento dos pedidos junto a Secretaria responsável, reclamações vindas de pessoas dos diversos cantos do município. Conheço de perto a luta do morador rural”, conclui a vereadora Romilda Oliveira.

 

Veja o Vídeo; 

 

*Jornalista Noerivan

Compartilhe