Foto: Van Nascimento (Manhã)

A reportagem do Blog Panorama Geral, na pessoa do repórter van Nascimento, conversou com algumas pessoas, moradores antigos do município de Poções, para falar pra gente a respeito do intenso calor que tem acometido nosso município nos últimos dias.

De acordo com relatos feitos pelo Sr Joaquim Menezes, 86 anos, morador do bairro Primavera, uma temperatura sentida nesses últimos meses, é comparado a mesma sessão térmica no ano de 1980. “Lembro que em 1980 perdi muitas das lavouras em um pequeno sitio na zona da mata”, o relatou.

Foto: Van Nascimento ( Período da tarde)

Ainda conforme expressou a Sra. Maria José, 71 anos, moradora do bairro UBES, disse que na época o abastecimento de água potável era escasso e era um sacrifício ter que buscar água no chafariz. “Eu e minha três irmãs, caminhava todo dia para buscar água no chafariz, outra vez o caminha que carregava água, parava pra abastecer nossos tonéis”, disse ele, que ainda concluiu, “hoje vivemos no céu com água dentro de casa, mais o calor é o mesmo sentido naquela época”, finaliza dona Maria.

Foto: Van Nascimento (Fim de tarde)

O mundo está no meio do que pode ser a década mais quente já registrada, de acordo com um estudo do Met Office, o serviço meteorológico do governo britânico.O serviço, cujos registros remontam a 1850, projeta que as temperaturas nos próximos cinco anos estarão até 1°C mais altas do que aquelas observada no período pré-revolução industrial. Há também uma pequena chance de que um destes anos registre temperaturas até 1,5°C maiores. Este patamar é visto como um limite crítico para o aquecimento global.

Se os dados realmente corresponderem às projeções do Met Office, o período de 2014 até 2023 será a década mais quente dos últimos 150 anos de dados da agência.

De acordo com o Clima Tempo, os dias a seguirem serão de temperaturas mais intensa, o céu segue azul, muito Sol,  algumas nuvens e não chove, as temperaturas pedem variar entre 18ºc a 37ºc – com máxima de 33ºc e mínima de 22ºc.

*Repórter Van nascimento

Pesquisas: Clima Tempo, BBC, INMET – Instituto Nacional de Meteorologia

Compartilhe