Fonte: Revista Seleções/Reprodução Panorama Geral

Quase todos nós temos algum probleminha de saúde ao qual não damos atenção. Mas observar os sinais do corpo de que algo não está certo agora pode evitar um grande transtorno mais tarde ou talvez, até salvar a sua vida. Um desses sintomas que não damos devida atenção, é as sobrancelhas ralas repentinamente.

“Sobrancelhas ralas podem ajudar a diagnosticar casos mais avançados de hipotireoidismo”, diz Paulo Lacativa, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ter essa pista extra facilita o diagnóstico, quando analisada em conjunto com outros sintomas, que podem variar de acordo com a idade do paciente.

“Nas pessoas mais novas, além do inchaço no pescoço (bócio), costumam surgir sintomas como sonolência, frio, prisão de ventre, pele ressecada e cabelo quebradiço. Já nos mais velhos, a depressão é o sintoma mais comum”, explica o especialista. O hipotireoidismo resulta de uma glândula tireoide hipoativa, que faz com que o corpo funcione mais devagar, e aumenta os riscos de cardiopatias, glaucoma e demência.