Foto: Ilustração

Um novo aplicativo lançado pelo SERASA, permite que o usuário possa conferir se seu nome está registrado no cadastro de negativados do Serasa, o que ocorre caso um pagamento ou contrato esteja com dívida pendente.

De forma simplificada a consulta online é realizada utilizando seu número de CPF, através do aplicativo Serasa Consumidor, que funciona nas plataformas Android e iOS. O usuário pode fazer a consulta quantas vezes for necessário, acessando diretamente com CPF e senha nas próximas vezes.
O processo precisa de um cadastro rápido com informações pessoais. Nos resultados, o sistema mostra as dívidas com empresas e outras instituições, como cartório e Banco Central. Quer saber se o seu CPF está limpo? Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como usar o SerasaConsumidor no smartphone.
Passo 1 – Baixe através do Google Play/Apple Stores o aplicativo Serasa Consumidor e instale no seu celular Android ou iOS. Logo na tela inicial do app, digite seu número de CPF. Os pontos e traços são adicionados automaticamente. Confirme em “Consultar”.

Passo 2 – No primeiro acesso será necessário adicionar informações pessoais no cadastro. Para isso, confirme seu CPF e adicione nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone para contato e uma senha nova (necessário conter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo). Por fim, marque a caixa de texto em “Aceito os termos” e confirme em “Cadastrar Grátis”‘.
 
Passo 3 – Antes de continuar é necessário fazer uma verificação visual, para o sistema garantir que é um acesso humano. Será solicitado que você marque imagens correspondentes, como por exemplo com placas de rua. Confirme em “Verificar”.
Passo 4 – Depois disso, há uma segunda verificação, que pode ser feita recebendo o código por e-mail ou SMS no celular. Neste exemplo, foi utilizado o SMS no smartphone. Toque em “Confirmar por celular” e, em seguida, digite o código recebido. Toque em “Confirmar código” para acessar o sistema do Serasa.
 
Passo 5 – Pronto! Logo na tela inicial há a indicação de que seu nome está sujo ou limpo no Serasa. Ao arrastar a tela, é possível ver o detalhamento das dívidas no Serasa e outros débitos.
Vale lembrar que, em caso de inadimplência, o lojista ou empresa pode registrar o nome no Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

 

Compartilhe