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A ansiedade atinge quase 10% dos brasileiros, causando um sentimento indefinido e desagradável de medo e apreensão devido a um perigo desconhecido. Quando é exagerada, torna-se um problema patológico que pode prejudicar bastante a qualidade de vida. Identificar os sinais da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la. Continue a leitura para saber como fazer isto.

Afinal, para que serve a ansiedade?

Ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas. Este mecanismo nos deixa alertas e também nos dá a chamada “descarga de adrenalina” para enfrentar situações adversas inesperadas.

Porém, a ansiedade em excesso pode ter efeito contrário e, simplesmente, paralisar uma pessoa. Nestes casos, ela torna-se patológica e precisa ser tratada.

Quando a ansiedade passa a ser patológica?

Quando a ansiedade passa a ser patológica, ela começa a prejudicar o dia a dia causando transtornos físicos e psicológicos. Por exemplo, quando você deixa de efetuar uma tarefa rotineira, falta a compromissos e quando a angústia que ela provoca começa a refletir fisicamente em seu corpo.

Nestes casos, ela se torna um distúrbio de ansiedade. Os reflexos físicos deste distúrbio são:

– Tontura;
– Tremores;
– Sudorese;
– Falta de ar;
– Taquicardia;
– Gagueira;
– Insônia;
– Desmaios.

Os tipos mais comuns de distúrbios de ansiedade são:

– Fobias;
– Transtorno obsessivo compulsivo;
– Ataque de pânico;
– Transtornos de estresse pós-traumático;
– Ansiedade generalizada.

Como tratar a ansiedade?

Quando a ansiedade passa a ser patológica, é essencial marcar uma consulta com um médico psiquiatra. Após uma avalição e estudo do caso, o médico irá definir qual método de tratamento é o mais indicado para cada caso. Os tratamentos dividem-se em três tipos:

– Acompanhamento terapêutico – com um psicólogo ou terapeuta;
– Uso de medicamentos receitados e controlados;
– A combinação dos dois fatores acima: medicamento e terapia.

5 atitudes contra a ansiedade para melhorar o seu dia a dia;

1. Separe um momento do dia para se preocupar – tenha um horário específico para cultivar as aflições, mas apenas durante 20 ou 30 minutos.

2. Tenha um propósito e dedique-se a ele – jardinagem, trabalho voluntário, artesanato ou um pet. Qualquer atividade que não seja o trabalho que você faz para ganhar o seu sustento.

3. Faça exercícios físicos diariamente – não precisa ser em uma academia, você pode fazer caminhadas ou corridas em seu bairro, pular corda, andar de bicicleta ou praticar yoga.

4. Respire e inspire profundamente – sempre que você sentir que uma crise de ansiedade está para começar, vá para um local silencioso respire e inspire várias vezes e esvazie a mente.

5. Viva o presente – não remoa o passado ou tente prever o futuro.