Blog Panorama Geral

Autoridades políticas e militares acompanharam na segunda-feira, 18, o “Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas – Brasil Imunizado”, que aconteceu em São Paulo, com a entrega das doses contra a Covid-19. A cerimônia, realizada pelo Ministério da Saúde, teve participação de outros estados e deram início às 7h em Guarulhos.

Neste domingo, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram por unanimidade o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19. “Toda a nossa rede de saúde e logística já está mobilizada para dar início à imunização no Sudoeste da Bahia. A autorização da Anvisa para uso emergencial das vacinas é uma conquista muito importante. Mas esse é apenas o passo inicial de um processo que ainda vai requerer que tenhamos muita responsabilidade até chegar ao estágio em que estaremos todos imunizados. Precisamos seguir nos cuidando”, ressaltou o governador.

O Ministério da Saúde afirmou que após a aprovação da Anvisa, o início da vacinação pode ocorrer em até cinco dias. A previsão é de que o processo possa começar no dia 20 janeiro. A previsão da carga que contem as vacinas está previsto para chegar a Vitoria da Conquista, cidade pólo do Sudoeste do estado, entre os dias 18/19 e terá o acompanhamento da Polícia Militar da Bahia em todo o percurso até a chegada aos municípios.

“Nós já estamos preparados na questão logística e realizamos os acompanhamentos nos últimos dias. Há quantidade suficiente de materiais para atender as primeiras fases da campanha de vacinação”, afirmou o governador. Na última semana, o governador explicou que, a partir do momento da chegada das vacinas, elas serão enviadas aos municípios baianos em até 24 horas, mais precisamente aqueles municípios que já elaboraram e apresentam o plano de gestão com relação a imunização da covid-19. Com relação ao município de Poções, ainda não fomos informados com relação a elaboração do plano de vacinação.

*Noerivan Nascimento Pereira