Fotos / SMS-BN

A Prefeitura Municipal do município de Boa Nova, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (19) mais uma ação de bloqueio e combate ao mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya, respectivamente. Os Agentes de Endemias juntamente com o secretário de saúde, José Novais, visitaram a região do KM 58,  zona rural do município.

O secretário de saúde informou que, “A ideia é mobilizar todos os moradores para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientar sobre os sintomas das arboviroses e alertar a população sobre a situação epidemiológica do município”, disse ele.

A participação da população é fundamental no combate a estes criadouros com a adoção de medidas simples como manter a limpeza dos reservatórios e impedir o acúmulo de água limpa e parada. Dentre os principais cuidados estão: tampar caixas, tonéis e barris d’água; colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água; manter as calhas limpas; não deixar água acumulada sobre a laje; substituir água dos pratos dos vasos de plantas por areia; cobrir grandes reservatórios, como piscinas. A população pode aproveitar o isolamento social para reforçar os cuidados dentro nos quintais e dentro de casa.

Em caso de sintomas como febre alta acima de 37,8°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelha no corpo, procure a unidade de saúde de referência.

*Panorama Geral