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Em todo o mundo, as pessoas estão mais propensas a utilizar meios alternativos de mobilidade. A pandemia aumentou o interesse por veículos sustentáveis e com apelo para a qualidade de vida, como bicicletas e motocicletas elétricas. O avanço tecnológico faz surgir novas soluções, algumas com DNA brasileiro, e nordestino.  Esse é o caso da scooter totalmente elétrica Voltz EV-1, lançada em novembro do ano passado, no Recife, pela autotech pernambucana Voltz Motors. Resultado de um investimento de R$ 8 milhões e três anos de pesquisa. Em cenário propício ao crescimento, a empresa executa seus planos de expansão. Hoje a Voltz chega oficialmente em São Paulo, com a abertura da primeira loja-conceito na Avenida 9 de Julho (nº 3.952). A inauguração será marcada pelo lançamento e pré-venda de um novo produto, a EVS, moto elétrica da categoria Street. O produto foi desenvolvido para consumidores que buscam maior autonomia e velocidade.

“O foco é entrar em uma categoria que corresponde a 50,7% do mercado de motocicletas no Brasil”, explica o CEO da empresa, Renato Villar. “Será a primeira moto inteligente fabricada no país”, afirma. O preço e as configurações do produto serão revelados hoje à noite, em evento online na rede social da marca. A Voltz tem uma loja-conceito no Recife (PE) e mais oito showrooms em cidades do Nordeste. “Atualmente, temos outros 10 showrooms em negociação para o estado da Bahia, com inauguração prevista até o final do primeiro semestre de 2021”, adianta Villar. “Alguns planos de expansão foram postergados, por conta da pandemia, tiveram datas alteradas, mas não foram cancelados”, garante o CEO.

A Bahia tem importância estratégica para a empresa. A segunda loja-conceito da Voltz na região Nordeste será inaugurada em Salvador. “A marca planeja abrir 10 lojas-conceito nas capitais brasileiras até o fim de 2021”, explica Villar. “A abertura da loja em São Paulo marca uma nova etapa do nosso plano de expansão pelo Brasil. Estamos negociando a abertura de mais 40 showrooms que devem começar a funcionar até o final deste ano”, diz Renato Villar.  Os showrooms da Voltz são montados em contêineres.  O formato inclui dois modelos, de 18 e 36 metros quadrados, com aportes iniciais que vão de R$ 120 mil a R$ 170 mil. Nesses espaços, os clientes podem conhecer e testar os produtos da marca. No entanto, a compra é finalizada exclusivamente pela internet, no e-commerce da empresa. A Voltz fica responsável pelo envio e entrega da encomenda na casa do cliente, em qualquer lugar do país.

A tecnologia da bateria de lítio dos modelos CUx é a mesma usada no Tesla Model S. Além de removível, pode ser carregada fora da scooter. O sistema elétrico da Super Soco previne superaquecimento da bateria. O sistema permite estabilização dos níveis de energia em caso de sobre carregamento da bateria, evitando danos futuros à bateria. O modelo tem uma entrada para carregamento de celular, que permite ao condutor carregar seu aparelho enquanto guia a moto. Milene Kalid reconhece que há muito trabalho de prospecção a fazer e que ainda é muito tímida a demanda pelo produto no mercado local. “As motos elétricas, assim como os veículos elétricos, são urbanas, têm características distintas, mas a autonomia ainda é um desafio para os fornecedores de baterias, embora o custo-benefício seja extraordinário”, pontua.

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