Imagem / Reprodução

O município de Poções, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando testagens significativas na sua população. Até a presente data já foram testados mais de 2000 pessoas, entre profissionais de saúde, segurança, institucionalizados e população em geral, sendo que 386 desses pacientes tiveram resultados positivos para COVID-19.

Os testes utilizados em Poções são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e indicados pelas equipes de saúde do município após avaliação do paciente sintomático, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Os exames RT-PCR detectam a presença da infecção quando ainda está ativa no organismo e são realizados entre o 3º e o 5º dia de sintomas. Já os testes rápidos oferecidos são realizados preferencialmente a partir do 10º dia de sintoma, com resultado imediato (até 20 minutos), detectando a presença ou não de anticorpos contra o vírus no sangue.

“Esse é o resultado de uma gestão transparente que estamos realizando a frente da secretaria de saúde. Criamos o Centro de Enfrentamento à Covid-19 no Ginásio de Esportes e lá realizamos a testagem dos pacientes. Ressalto ainda que, já foi autorizado pelo Prefeito Leandro a compra de 9 mil testes rápidos para continuarmos esse trabalho pelos próximos meses”, disse a secretária de saúde Lorena Mascarenhas.

DECOM-PMP

Compartilhe