DECOM/PMP

A Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece a população do município sobre os dois casos CURADOS que foram divulgados no boletim referente a data (06/06/2020). Segundo orientações dos documentos técnicos do Ministério da Saúde, é considerado como critério de cura da doença do Coronavírus: Pacientes infectados que passaram pelo período da quarentena (14 dias após o início dos sintomas) e que após esse período, obtiveram melhora do quadro clínico de saúde, após avaliação da equipe de saúde que o acompanha e posterior notificação a Vigilância Epidemiológica do município para encerramento do caso. Contatos domiciliares e/ou próximos dos infectados devem passar pelo mesmo período de quarentena.

Os dois pacientes em questão, sexo masculino, 38 e 66 anos, ambos com sintomas gripais, com data de início relatada pelos mesmos no dia 14/05/2020, fizeram coleta de exames nos dias 26 e 27/05/2020, que foram encaminhados ao LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública em Vitória da Conquista. Os laudos dos exames foram liberados pelo laboratório no dia 03/06/2020 (quarta feira), os quais foram divulgados no boletim desse mesmo dia.

Após passar pelo período de quarentena, os dois pacientes evoluíram muito bem. Foram contactados pelos profissionais das unidades de saúde da qual fazem parte e relataram não ter mais os sintomas gripais, gozando de boa saúde. Por esse motivo, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os referidos pacientes são, neste momento, considerados como CURADOS pelo COVID-19. Informamos também que todos os pacientes suspeitos e confirmados do município, além dos contatos dos mesmos estão sendo monitorados pelas equipes de saúde, as quais são cadastrados.

Sempre firmados em manter o compromisso da transparência nas informações e no esclarecimento de dúvidas à população, esperamos ter esclarecido sobre os dois casos curados descritos no boletim de hoje. Reforçamos a toda a população que fique em casa e se precisar sair, use sempre a máscara de forma correta, como sempre é orientado por especialistas e divulgado frequentemente na mídia.

Compartilhe