Foto: Live dia 22 / 03 /2020

No dia 22 de março de 2020, às 20:00 horas, a Secretaria Municipal de Saúde de Poções – Bahia informa à comunidade poçoense que, até o presente momento foram notificados cinco casos suspeitos de COVID19 em Poções – Bahia, desses, três pacientes encontram-se em quarentena domiciliar e dois internado em isolamento em unidades hospitalares do nosso município. Todas essas condutas foram baseadas em protocolos e recomendações expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Ministério da Saúde (MS). Vale ainda ressaltar que, até a presente data, não há casos confirmados da doença em Poções – Bahia.

No contexto de fiscalização fomos informados sobre a chegada de três ônibus provenientes do município de São Paulo – SP, com poçoenses que objetivaram cumprir a quarentena decretada nos diferentes estados em Poções – Bahia, para tal, a secretaria de saúde montou uma equipe que interceptará os ônibus e registrar, por meio de cadastro físico, como nome, dados pessoais e endereços de todos os recém chegados, com objetivo posterior de fiscalizar o cumprimento adequado da quarentena, em isolamento domiciliar, sob risco de cumprimento de determinações legais já expedidas pelo Ministério da Justiça. Uma sub-comissão de fiscalização e acompanhamento já foi criada e já tem dados atualizados de todos os pacientes que se encontram em quarentena domiciliar, sintomáticos ou não, acompanhados por equipe de saúde multiprofissional (Agentes Comunitários de Saúde, técnico de enfermagem, enfermeiros, odontólogos e médicos).

As ações acima descritas são de grande complexidade, envolvem ações amplas, sistemáticas, onde, além da secretaria de saúde, participam a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, outros setores da prefeitura municipal e polícia militar, visando o estabelecimento da lei e da ordem, de modo a respeitar o direito a saúde, fornecer cuidados aos poçoenses residentes em São Paulo, mas visando resguardar pela saúde dos aqui residentes, visando o adequado cumprimento de dispositivos legais.

A comissão criada com objetivo de prevenir a infecção pelo COVID19 no município de Poções – Bahia, monitora, por diferentes dispositivos, inclusive com acesso à Policia Rodoviária Federal (PRF), a chegada de qualquer veículo, legalmente ou não (os chamados clandestinos) ao nosso município e, para tal, atuaremos, baseados em normativas legais, para garantir a integridade da saúde de todos os moradores, seja qual for o dia da semana e hora do dia. A Secretaria de Saúde do município reitera mais uma vez que os decretos, as recomendações de sociedades civis, comoções sociais expedidas em mídias sociais tem por objetivo efetuar a principal medida eficaz da diminuição da possibilidade de propagação do vírus, que é o isolamento social.

Atenciosamente

Leandro Araújo Mascarenhas
Prefeito de Poções – BA

Jorge Luís Lemos
Secretário de Saúde
Vice Prefeito de Poções – Bahia

Compartilhe