DECOM/PMP

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido.

Setembro acabou, mas não as causas que levaram a sociedade a pintar este mês de amarelo para chamar a atenção para um problema de saúde pública que parece não ter fim. Não só no “Setembro Amarelo”, o suicídio deve estar na pauta de todos os meses do ano. Tendo essa visão, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Poções realizou mais uma reunião para dar continuidade à criação de um projeto que visa o combate ao suicídio no município.

Para discutir as questões operacionais e estratégicas do projeto, nesta terça-feira (17/12), a primeira-dama e secretária de assistência social, Laís Mascarenhas, esteve reunida com os psicólogos Celene Vilarim e Carlos Rodrigo, com a arte-educadora Diana Lucard, com a assistente social Marília Penha, com a coordenadora do CREAS, Mary Diassis, e com a funcionária da Assistência, Lidiane Figueredo.

“A primeira frente é a da conscientização em relação ao problema. Geralmente, falar sobre suicídio é um tabu. Mas esse assunto não pode ser varrido para debaixo do tapete. Nosso projeto de combate a esse mal consiste em um conjunto de ações que visam alcançar todos os níveis da nossa sociedade, com objetivo de capacitar profissionais para lidar com essa doença (depressão), educar os usuários, identificar casos e encaminhá-los para tratamento, além de combater as vulnerabilidades através da prevenção. Nosso ponto de partida será a escola e a família. Assim, declaramos guerra ao suicídio, a depressão e a qualquer mal que ameace a vida. Convoco toda a população para se levantar comigo e, juntos, agirmos no combate a essa doença. Vamos juntos pela vida nessa batalha”, disse Laís Mascarenhas.

Compartilhe