Luiza Rodrigues – Maquiadora Reprodução: Panorama Geral

Luiza Rodrigues já foi panfletadora, trabalhou em lojas de cosméticos, mas há menos de um ano, resolveu empreender! Tomou coragem e abriu esse estúdio de maquiagem, onde oferece cursos na área e dá um “up” no visual das pessoas. As dificuldades? Ela ainda passa, mas dá a volta por cima em cada uma delas! “Se você acha que ninguém acredita em você, acredite em si mesma”, incentiva a maquiadora.

A esteticista e cosmetóloga Lila Barreto é outro exemplo de mulher negra guerreira, que está vencendo em seu próprio negócio! 24 horas para ela ainda é pouco para organizar seus cursos particulares e de pós graduação, onde é professora; atender as clientes da estética e ainda dá conta dos filhotes.

De acordo com o SEBRAE, a Bahia tem cerca de 800 mil pequenos negócios, sendo que 50% deles são liderados por mulheres. Desses, 479.965 são registrados como Microempreendedores Individuais (MEI), divididos entre 223.460 mulheres e 256.505 homens. O empreendedorismo por necessidade é mais forte entre as mulheres negras (49%) que entre as brancas (35%) e a informalidade também é marcante nesse contingente. No Brasil, a maior participação relativa delas está na Bahia, onde 83% das mulheres donas de negócios são negras.

Seja formal ou na informalidade, como empregador ou trabalhando por conta própria, em casa ou em espaço alugado, as mulheres negras estão cada vez mais atuantes no mercado do empreendedorismo e participando ativamente no orçamento familiar.

A administradora Gleyssi Lacerda destaca a importância da atuação da mulher negra no mercado de trabalho e como isso pesa no orçamento familiar de forma positiva. “A mulher negra está cada vez mais mostrando que conquistou o seu espaço no mercado de trabalho, buscando novos mercados e não se acomodando, correndo atrás de novas fronteiras para serem transpostas”.

*Jornalista Andréa Póvoas (TV Aratu)

*Repórter Daniel Silva (V. Conquista)

*Reprodução: Blog Panorama Geral

Compartilhe