DECOM/PMP/ Foto: Van Nascimento

Aconteceu na noite do último sábado (05/01), mais um Encontro de Ternos de Reis do município de Poções. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Cultura, na Praça da Juventude. O encontro teve início às 18h, na Igreja Matriz, com a Missa de Reis. Logo após, todos os ternos seguiram pelas principais ruas do centro da cidade para a Praça da Juventude, onde aconteceram as apresentações. O evento contou com extensa participação popular, enfatizando a importância que essa cultura tem para os poçoenses. Na oportunidade, o prefeito Leandro Mascarenhas e o vice-prefeito Jorge Luís marcaram presença, bem como a primeira-dama Laís Mascarenhas, o vereador Leordino Oliveira e parte do secretariado municipal.

“É com imensa alegria que estamos realizando esse evento tão tradicional. Uma festa que mantém e resgata a nossa cultura. Quero parabenizar todos os ternos, bem como os organizadores, nas pessoas de Paulista e Junior Bill, que se empenharam de forma muito especial para que a população pudesse participar de mais um Encontro de Ternos de Reis em nosso município”, comentou o prefeito Léo. Todos os grupos receberam um prêmio por participação. Além disso, eles se apresentaram trajando deslumbrantes figurinos presenteados pela a administração municipal.

“Não medimos esforços para realizar as legitimas manifestações culturais do nosso povo. Isso reflete a preocupação da nossa gestão e dos organizadores em manter e consolidar esta importante manifestação da nossa gente. É o terceiro Encontro de Ternos de Reis do nosso mandado, que é popular e voltado para os anseios da comunidade poçoense. Parabéns a todos e até o próximo ano, se Deus quiser”, ressaltou Jorge Luís. No município, a tradição do terno de reis se mantém viva a várias décadas, passando de geração para geração, sendo representada por diversos grupos oriundos dos bairros e área rural.

“No início da nossa administração, começamos essa festa com apenas sete ternos de reis e, hoje, temos dezesseis. Fomentar e contribuir com a cultura regional de ternos de reis, para nós, é uma alegria muito grande, é mais que orgulho. Para esse ano tivemos a felicidade de entregar as roupas dos ternos e, graças a Deus, todos ficaram muito satisfeitos, e para nós foi de uma honraria tremenda. A Missa de Rei também foi um ganho muito importante, celebrada com muita alegria, onde a Igreja Católica abraçou essa ideia de todo coração. Esse é o objetivo do nosso governo; poder atuar com responsabilidade e compromisso. O nosso prefeito Leandro e o nosso vice Jorge Luís não abrem mão disso. Eles têm a cultura como uma de suas prioridades e, juntos, temos feito muito pela cultura do nosso município, ajudando a todos os seguimentos de maneira mais leal possível e com toda responsabilidade. Não podemos deixar de agradecer a Marlon Barbosa, Luan Carvalho, Jonas e Luana pelo empenho e dedicação para a realização desse evento e de todos os outros já realizados”, comentaram os coordenadores de cultura, Junior Bill e Alessandro Queiroz (Paulista).

A população que assistiu ao desfile e às apresentações sentiu o orgulho saudável de quem vê a tradição não apenas sendo preservada, mas transcendendo em beleza e organização.

Veja fotos abaixo: 

https://web.facebook.com/pg/Blog-Panorama-Geral-148471665810706/photos/?tab=album&album_id=296413077683230

Compartilhe