Fotos: SMS

Salvador recebeu entre os dias 18 e 21 de setembro o VI Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia. Em sua sexta edição, o evento traz como tema central “Modelos inovadores de acesso a medicamentos no Brasil e no mundo” e colocará sob discussão soluções para garantir a sustentabilidade do SUS e atender as necessidades de saúde da população brasileira. A Secretaria municipal de Saúde (O município foi contemplado com uma inscrição) enviou a Coordenadora Farmacêutica do município, Suele Souza, para participar do referido congresso representando assim a cidade de Poções, dentre os 200 municípios participantes. Ainda no encontro foi discutido sobre economia.

Quando falamos em farmacoeconomia, estamos utilizando conhecimentos de economia para escolher medicamentos que sejam, ao mesmo tempo, eficazes para os pacientes e acessíveis para os sistemas de saúde, tanto público quanto privado“, comenta Suele Souza. “A sustentabilidade do setor depende de financiamento, mas também de soluções conjuntas que tragam ganhos reais, sejam eles tecnológicos ou estruturais“, completa ela.

Ao longo da semana, foram discutidos quais modelos inovadores de acesso a medicamentos têm funcionado no mundo e que poderiam ser aplicados no Brasil, como aperfeiçoar o processo de incorporação de novas tecnologias em âmbito estadual e modelos de contrato em oncologia. O evento, que contou com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, reuniu os principais especialistas do setor, além de representantes do governo federal e estadual e cases internacionais.

 

Compartilhe