Foto: Ilustração

Não dá pra negar: na correria doida que vivemos, é difícil não ficar ansiosa com algumas coisinhas. Você já deve ter se perguntado: ansiedade é doença? Mas a verdade é que existe uma grande diferença entre as ansiedades que vivemos diariamente e o transtorno de ansiedade que, na real, é considerado uma doença. O psiquiatra Luiz Scocca ajuda a entender.

Quando ansiedade é doença?

“A ansiedade é doença quando você começa a passar mal por causa dela. Os sintomas que antes eram normais, passam a trazer um incomodo muito grande”, explica o psiquiatra. Sabe quando você dá aquela respirada profunda para tentar relaxar? Então, ela passa a não fazer mais efeito. “É comum ter a sensação de não ter ar suficiente, coração disparado. É como se aquela expectativa comum do dia a dia virasse uma angustia por antecipação. É um medo inexplicado”, explica o especialista.

“Eu posso ter?”

De acordo com Luiz, existem algumas pessoas mais propensas a desenvolver a doença. Elas são, no caso, aquelas que já sofrem de pequenas ansiedades no dia a dia. “É comum, junto com as pequenas ansiedades, virem relatos de pessoas que roem unhas, mordem lápis e canetas e até mesmo arrancam as pontas dos cabelos”, conta Luiz. Por isso, se sentir que a ansiedade está incomodando ou atrapalhando, busque ajuda.

Tratamentos para ansiedade

O tratamento para o transtorno de ansiedade envolve muitas coisas, miga. “Todas as doenças da esfera da ansiedade denunciam um fato muito grave: poucos de nós têm controle sobre as próprias emoções. E isso faz com que a ansiedade se torne uma luta de vida, muitas vezes. Porém, o tratamento começa através de bons hábitos. Atividade física, alimentação equilibrada, beber bastante água”, conta o psiquiatra.

Mas não para por aí: as terapias ajudam muito e você pode escolher o tipo que se identifica mais. Através dela você consegue “a identificação de neuroses, de seus complexos, suas inseguranças e como enfrenta-las. Aprender a controlar a mente e a respiração, e a manter sua cabeça no aqui e agora”, explica.

Ah, também vale lembrar que nem só a terapia pode ajudar. Procurar um psiquiatra pode ser essencial em alguns casos. Por isso, miga, não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda.

Compartilhe