Federação Bahiana de Futebol

No próximo dia 3 de março, mais uma competição da temporada 2018 do futebol baiano será iniciada. Até 19 de maio, estará em ‘campo’ o Baianão Sub-20.

Treze clubes garantiram presença nesta edição do campeonato. São eles Alagoinhas Atlético Clube, Associação Desportiva Bahia de Feira, Associação Desportiva Jequié, Atlântico Esporte Clube, ECPP Vitória da Conquista, Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Jacuipense, Esporte Clube Poções, Esporte Clube Vitória, Fluminense de Feira Futebol Clube, Galícia Esporte Clube, Jacobina Esporte Clube e Sociedade Desportiva Juazeirense.

Os representantes das 13 agremiações estiveram na sede da Federação Bahiana de Futebol, nesta terça-feira (6). No local, a diretoria da entidade realizou a Reunião do Conselho Técnico do campeonato.

No encontro, comandado pelo vice-presidente da FBF, Ricardo de Lima, que teve ao seu lado a diretora de competições, Taíse Galvão, o coordenador de registros e transferências, Felipe Quadros, e o presidente de honra da CEAF-BA, Wilson Paim, foram definidas fórmula de disputa e divisão dos grupos.

SISTEMA DE DISPUTA

Para a fase de classificação, as equipes foram divididas em quatro grupos, sendo os três primeiros de três, cada, e o quarto de quatro times. Eles se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro de cada grupo.

Avançarão às quartas de final o primeiro colocado dos grupos 01, 02 e 03 e os três primeiros colocados do grupo 04. À eles também se juntarão, por índice técnico, os dois melhores segundos colocados dos grupos 01, 02 e 03.

Nas quartas de final, as oito associações classificadas serão divididas em quatro grupos de duas, na seguinte formação: Grupo 05 (1ª do Grupo 01 x 1ª do Grupo 02), Grupo 06 (1ª do Grupo 03 x 3ª do Grupo 04), Grupo 07 (1ª do Grupo 04 x 2ª Índice Técnico) e Grupo 08 (2ª do Grupo 04 x 1ª Índice Técnico).

As quatro vencedoras seguirão para a fase semifinal, onde, divididas em dois grupos, se enfrentarão também em sistema de ida e volta, com confrontos assim definidos: Grupo 09 (1ª do Grupo 05 x 1ª do Grupo 07) e Grupo 10 (1ª do Grupo 06 x 1ª do Grupo 08).

A final terá a participação das duas vencedoras da semifinal, que ficarão no Grupo 11 e disputarão o título em jogos de ida e volta. As duas equipes perdedoras da fase semifinal disputarão, no Grupo 12, o terceiro lugar da competição em jogo apenas de ida.

GRUPOS

Para a fase de classificação, o critério de grupos regionalizados, como solicitado pelas próprias agremiações para que fossem evitados gastos com deslocamentos foi mantido. Apenas Bahia de Feira e Fluminense participaram de um sorteio entre si. O Touro ficou no Grupo 02 e o Tremendão no Grupo 03.

Com isso, os quatro grupos ficaram assim definidos: Grupo 01 (Jequié, Poções e Vitória da Conquista), Grupo 2 (Atlético de Alagoinhas, Jacuipense e Fluminense), Grupo 03 (Jacobina, Juazeirense e Bahia de Feira) e Grupo 04 (Atlântico, Bahia, Galícia e Vitória).

NOVIDADE

Para esta edição, ficou definido que os clubes poderão mandar jogos em Centros de Treinamentos até a fase semifinal. As finais só poderão ser realizadas em estádios. No caso dos dois BAVIs da 1ª fase, um acontecerá no estádio de Pituaçu e o outro no Barradão. Por questão de segurança, os clássicos não poderão ser realizados em CTs.

Cada clube deverá inscrever, até 23 de fevereiro, o mínimo de 18 atletas. O prazo final para inscrição de jogadores na competição se encerrará em 11 de abril.

A FBF divulgará ainda nesta semana a tabela completa com datas, locais e horários dos jogos, além do regulamento do Baianão Sub-20.

Compartilhe