Organização internacional realiza ações para superar a pobreza em 19 países

No último ano, o TETO realizou 4 projetos comunitários, atuou em 7 comunidades e construiu 53 moradias de emergência na Bahia. Foram aplicadas 256 enquetes socioeconômicas, o que traça um retrato da população baiana dessas comunidades. Mais de mil voluntários do nosso estado compartilham com o TETO os seus quatro pilares de atuação: fomento ao desenvolvimento comunitário, promoção da consciência e ação social, incidência em política e desenvolvimento institucional. Esses números fazem parte do balanço de 2017 do TETO Brasil, que em 10 anos de atuação no país, construiu mais de 3 mil moradias de emergência e impactou mais de 50 mil voluntários e 129 comunidades.
A organização internacional atua na América Latina e Caribe e está presente no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Luta pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e vulneráveis dos centros urbanos, através de projetos e programas sociais como Construção de Moradias Emergenciais, Formação de Lideranças Comunitárias, Fundo para Fomento a Projetos Comunitários (FunTETOs) e Construção de Sedes Comunitárias.
Além de superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas, o TETO tem como objetivo formar jovens voluntários por meio do vínculo com os moradores das comunidades, engajando-os e buscando fortalecer as capacidades comunitárias de identidade, organização, autogestão e trabalho em rede, através de um modelo de intervenção contínuo e programas sociais que tragam soluções concretas das condições de habitat e habitabilidade.
Interessados em ajudar podem se tornar voluntários, realizar doações e firmar parcerias. Para mais informações, basta acessar o site www.teto.org.br e entrar em contato com a Organização.
TETO – Em 1997, um grupo de jovens começou a trabalhar com o sonho de superar a situação de pobreza em que viviam milhões de pessoas. O sentido de urgência das comunidades mais precárias inspirou-os a elaborar planos de desenvolvimento em conjunto com os moradores dessas comunidades, a fim de alcançar soluções concretas frente à multidimensionalidade da pobreza na América Latina. Desde o início no Chile, seguido por El Salvador e Peru, o TETO empreendeu uma expansão e após 20 anos mantém operação em 19 países da América Latina e Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A organização vislumbra uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza, em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos e deveres e tenham as oportunidades para desenvolver suas capacidades.
Compartilhe